UFMA realiza Ciclo de Debates para fortalecer a Ciência da Informação no Maranhão

publicado: 16/09/2024 13h04, última modificação: 16/09/2024 17h44

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PROGCIN), realizará, nos dias 19 e 20 de setembro, o Ciclo de Debates Vivenciando o PROGCIN com o objetivo de apresentar o mestrado profissional, recém-aprovado pela Capes, e discutir temas atuais da área de Ciência da Informação. O evento será realizado no Centro de Ciências Sociais (CCSO), das 14h às 18h, com participação aberta ao público e foco em estudantes, profissionais e interessados no campo.

O PROGCIN é o primeiro mestrado profissional em Ciência da Informação no norte do Brasil, o que representa uma conquista significativa para a região. O programa visa formar profissionais qualificados para enfrentar os desafios da gestão da informação em um cenário digital em rápida transformação. Além da formação acadêmica, o mestrado tem por objetivo gerar soluções aplicáveis ao mercado, contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional.

O evento terá início no dia 19 de setembro, com a apresentação da comunidade docente, na qual os professores do programa vão expor suas linhas de pesquisa, projetos em andamento e planos futuros. Essa sessão tem por propósito despertar o interesse dos participantes, principalmente aqueles que buscam participar do processo seletivo de 2025 para o mestrado.

Ainda no dia 19, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCULT), Flávio Luiz de Castro Freitas, apresentará o projeto "UNA-SE: Cultura, Educação Ambiental e Patrimonial". O projeto envolve ações de preservação ambiental e cultural em comunidades locais, em parceria com o Parque Estadual do Bacanga, demonstrando o impacto social das atividades extensionistas da Universidade.

Ainda no primeiro dia, Gilvane Carvalho Ferreira falará sobre o papel do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFMA (SIB-UFMA) no suporte à pesquisa acadêmica. Ela destacará os recursos e serviços oferecidos pela biblioteca, que são essenciais para o desenvolvimento de pesquisas, especialmente para os alunos de pós-graduação.

O segundo dia, 20 de setembro, contará com a palestra do professor Edilson Reis, do Centro Universitário Santa Terezinha (Cest), sobre Interdisciplinaridade em Ciência da Informação. Ele abordará como a Ciência da Informação pode dialogar com áreas como Design e Editoração, contribuindo para soluções inovadoras em diversos campos de atuação.

O evento será encerrado com a participação da professora Luciana de Albuquerque Moreira, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com a palestra, "Produtos no Mestrado Profissional em Ciência da Informação", que trará exemplos de produtos técnicos desenvolvidos por alunos da UFRN como parte de suas dissertações, destacando a relevância prática do mestrado profissional.

Cássia Furtado, coordenadora do PROGCIN, reforça o convite para o público: “Queremos convidar todos que desejam entender melhor essa área e suas aplicações práticas a participarem. O evento é gratuito e será uma excelente oportunidade de diálogo e aprendizado”.

Cássia também expressa suas expectativas: “Esperamos que o Ciclo de Debates se consolide como um espaço regular de troca de ideias, contribuindo para o fortalecimento do PROGCIN e da Ciência da Informação na nossa região”.

As inscrições para o Ciclo de Debates são gratuitas e estão disponíveis no site oficial do PROGCIN

Por: Geovanna Selma

Revisão: Jáder Cavalcante