UFMA realiza chamada para bolsas de pesquisa para os discentes dos cursos de História, Pedagogia ou Ciências Sociais do Câmpus São Luís

publicado: 03/07/2023 11h30, última modificação: 03/07/2023 11h48
Os alunos devem encaminhar o currículo lattes completo e uma carta de intenções para o e-mail: jhonatan.almada@ufma.br

A Universidade Federal do Maranhão realiza chamada para bolsas de pesquisa do projeto intitulado “Mapeamento das violações à liberdade de ensino dos professores no Brasil”. As inscrições já estão abertas e se estendem até hoje, 3. São disponibilizadas duas bolsas no valor de R$ 400,00, para discentes dos cursos de História, Pedagogia ou Ciências Sociais, a partir do 6º período, ou egressos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

A pesquisa tem por objetivo mapear os casos de violações à liberdade de ensino dos professores que foram divulgadas na mídia, baseado em determinados marcadores relacionados aos estudos sobre autoritarismo, liberdade de expressão e liberdade acadêmica.

O técnico em Assuntos Educacionais Jhonatan Almada conta que deseja fazer a diferença com o estudo. “Nossa ambição é atualizar esse mapeamento todos os anos e demarcar um espaço de referência na defesa da liberdade de ensino, garantida aos professores pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que é muito ameaçada e atacada nos últimos anos”, afirmou.

Ele também relatou que espera que os interessados queiram construir uma carreira acadêmica e desejem atuar como pesquisadores no seu futuro profissional. “O Brasil precisa que eles tenham interesse na pesquisa e é justamente o que as bolsas pretendem estimular. Desejo que sejam alunos curiosos, aplicados e dedicados, em síntese, que valorizem a produção do conhecimento como um elemento da sua construção de si mesmo no mundo”, expressou.

Por: Layane Garcêz

Produção: Alan Veras