UFMA realiza aula inaugural da primeira turma do Mestrado Profissional em Administração Pública no Maranhão

publicado: 30/08/2024 10h18, última modificação: 04/09/2024 08h20
O evento será realizado na terça-feira, 03, no Auditório Sérgio Ferretti, em São Luís

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizará, na próxima terça-feira, 3 de setembro, a aula inaugural da primeira turma do mestrado profissional em Administração Pública (Profiap). O evento contará com a palestra "Governança e gestão pública, inovação e governo digital", que será ministrada pelo secretário da Secretaria de Administração do Estado do Maranhão (Sead-MA), Guilberth Garcês,. A programação terá início às 18h, no Auditório Sérgio Ferretti, no CEB Velho - Auditório da AGEUFMA.

A aula inagurual marcará o início do primeiro mestrado público e gratuito da área de administração no Maranhão, resultado da parceria da UFMA com a Profiap, integrante de uma rede iniciada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino (Andifes), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, que tem o objetivo de qualificar os servidores das instituições de forma técnica e apresentar uma nova dimensão de ensino na área dentro das Universidades.

O professor da UFMA e coordenador do programa, Walber Lins Pontes, explica a importância do programa de mestrado na instituição e o reconhecimento que trará para a área da administração pública. “Tem grande importância, pois o programa viabiliza a possibilidade de debater e propor alternativas de políticas públicas e gerenciais para a área da administração pública. A expectativa é que possamos reconhecer o papel do Mestrado Profissional em áreas de grande relevância para o Estado e para a UFMA. Reconhecer a força das parcerias e do papel da pós-graduação stricto sensu para o desenvolvimento não só em âmbito acadêmico, mas em uma perspectiva de aplicação prática profissional com a agregação de conhecimentos, técnicas e práticas modernas e inovadoras para o desenvolvimento de políticas públicas e ações de gestão para a Universidade e para o espaço da administração pública federal, estadual e municipal”, declara.

O primeiro Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional no Maranhão contará com um corpo de docentes formados pelos professores: Darliane Ribeiro Cunha, Hélio Trindade de Matos, Mayana Virginia Viegas Lima, Saulo Ribeiro Dos Santos, Sérgio Sampaio Cutrim, Tadeu Gomes Teixeira e Walber Lins Pontes. A primeira turma contará com 12 vagas preenchidas e divididas em duas modalidades, seis vagas para servidores da instituição e a outra metade para a comunidade acadêmica.

Profiap na UFMA

O Profiap é um programa de pós-graduação stricto sensu em Administração Pública, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Destina-se a formar profissionais com nítido entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania e preocupados com as questões éticas, sociais e ambientais que subsidiarão as políticas públicas que impactam a sociedade.

Por: Pedro Correa

Revisão: Jáder Cavalcante