Notícias

UFMA realiza aula inaugural da primeira turma de doutorado da rede Prodema

publicado: 17/05/2024 13h51, última modificação: 17/05/2024 13h51
UFMA realiza aula inaugural da primeira turma de doutorado da rede Prodema

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deu início à primeira turma de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). A aula inaugural foi realizada nessa quarta-feira, 15, com a presença do reitor da UFMA, Fernando Carvalho, do vice-reitor e coordenador do projeto do Prodema na UFMA, Leonardo Soares; da coordenadora-geral da rede Prodema, Viviane Souza do Amaral; da coordenadora-local na UFMA, professora Samara Aranha Eschrique, além da presença dos docentes e alunos do doutorado. O evento contou ainda com a palestra "Perspectiva em rede e interdisciplinaridade na Pós-Graduação: avanços e desafios", promovida pela professora da Universidade de Brasília Doris Aleida Villamizar.

O doutorado tem associação plena em rede e abrange oito universidades da Região Nordeste: Universidade Federal do Piauí (UFPI); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal de Sergipe (UFS); Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e, mais recentemente, a UFMA. O programa tem qualificado recursos humanos em nível de doutorado em Ciências Ambientais na Região Nordeste desde 2010, tendo contribuído para a formação de centenas de doutores no Brasil e América Latina.

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, ressalta o impacto positivo que o programa em rede trará para a Universidade, especialmente, em relação à pesquisa voltada para o desenvolvimento ambiental. “Será mais um programa voltado para a Universidade, mais um doutorado. Ao todo, temos vinte doutorados e 53 mestrados atualmente na instituição, e esse programa de doutorado se caracteriza, principalmente, para atuar na área ambiental. É um doutorado que trará inúmeros frutos para o Maranhão, temos uma equipe qualificada com um polo aqui e teremos a coordenação feita pela professora Viviane, da UFRN. Para nós, da UFMA, é uma satisfação ter um programa que já é nota 5 e, com certeza, com nossos professores e alunos qualificados, levaremos esse programa para uma nota 6 futuramente”, projeta.

Leonardo Soares, vice-reitor e também um dos coordenadores do projeto Prodema na UFMA, compartilha o sentimento de satisfação em agregar a rede na Instituição. “Hoje é um dia de muita alegria na UFMA, pois estamos dando um start em um novo programa de Pós-Graduação em nível de doutorado: o curso de Desenvolvimento do Meio Ambiente, que é curso nota 5 e envolve várias universidades do Nordeste do Brasil, um curso consolidado com a UFMA. Nós, como pesquisadores, com um trabalho colaborativo com o Departamento de Oceanografia e Limnologia e com o apoio da gestão superior da UFMA, conseguimos, em 2019, a aprovação do mestrado e, ano passado, conseguimos a aprovação do doutorado”, lembra.

Leonardo ainda enfatiza a contribuição significativa do programa para o avanço do Estado do Maranhão. “Queria também destacar que esse curso vai contribuir muito com o Estado do Maranhão, pois é voltado para a interdisciplinaridade e para resolver os problemas da sociedade. O grande desafio desse curso é a geração de subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas que possam somar e resolver problemas ambientais e sociais. E evitar, por exemplo, que catástrofes como a que está acontecendo no Rio Grande do Sul tenham a mesma magnitude no nosso estado”.

A coordenadora-local da Prodema-UFMA, Samara Aranha Eschrique, frisa as expectativas com relação à primeira turma de doutorado de Desenvolvimento e Meio Ambiental na UFMA. "Nossa expectativa é que possamos formar cientistas na área de ciências ambientais, que está sendo represada aqui no Maranhão, há muito tempo, o estado busca um doutorado nessa área, esse é o primeiro doutorado na área de ciências ambientais do estado. Nós temos uma demanda muito grande, represada e esperamos formar uma mão de obra capacitada, sobretudo agora, com o foco nas mudanças climáticas do Brasil, algo que era bastante distante de nós e hoje transformou-se em uma realidade. Pretendemos formar profissionais que possam cuidar de problemas não apenas em nível nacional, mas também em nível regional”.

Samara explica como a Universidade Federal do Maranhão contribuirá com pesquisas voltadas ao cenário ambiental do estado.  "O nosso programa é focado na área de sistemas costeiros, e o doutorado da UFMA está dentro do Departamento de Oceanografia e Limnologia, o nosso corpo docente, embora seja interdisciplinado, trabalha mais nessa área onde pretendemos contribuir com os problemas relacionados ao estado na área do sistema costeiro, tanto com a parte política, quanto com a parte ambiental e com a parte da gestão", explana.

A coordenadora-geral da rede Prodema e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Viviane Souza do Amaral, destaca a posição estratégica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) como catalisadora das questões que permeiam tanto a Região Nordeste quanto a Região Norte, devido à sua localização geográfica. “A rede já tem mais de dez anos e vem se consolidando cada vez mais no Nordeste, ela tem como eixo o desenvolvimento e meio ambiente, que é uma temática importante dentro de um país. Apesar de ser uma rede do Nordeste, tem um reflexo no Brasil inteiro. Quanto à sua importância, esse programa começou com poucas instituições, e aos poucos foram sendo incorporadas novas instituições do Nordeste. Vimos a capacidade da UFMA de agregar a rede, de compor, de somar e também de expandirmos, pois o Maranhão é estratégico no momento em que ele já faz um pouco parte da região Norte. É como se a rede já começasse a querer colocar os pezinhos dela na região amazônica. O Maranhão, apesar de ser Nordeste, já possui esse elo com a Região Norte, é extremamente estratégica a sua localização”, ressalta.

Viviane ainda acrescenta a estrutura de qualidade ofertada pela UFMA. “Quando viemos aqui pela primeira vez realizar uma visitação, ficamos impressionados e felizes com o que vimos e logo tivemos a ideia de que a próxima aula inaugural de 2024 fosse aqui na UFMA, justamente pela estrutura, toda a capacidade da Universidade em nos receber. Mas deixo claro, não somente pela estrutura que nos chamou atenção, mas a qualidade do corpo docente, das linhas de pesquisa e tudo que a UFMA tem para agregar positivamente à rede dentro dessa temática de desenvolvimento e meio ambiente”, conclui.

A rede conta com mais de cem alunos, distribuídos entre os cursos de mestrado e doutorado. Na primeira turma de doutorado, a UFMA ingressa onze alunos.

Polliana Fernandes Porto, doutoranda da primeira turma de doutorado do Prodema pela UFMA e também servidora da instituição, destaca suas expectativas para o programa e no que se baseia seu projeto de pesquisa. “Com grande alegria que recebemos mais uma turma, com mais uma oportunidade para a formação de técnicos-administrativos servidores da Universidade Federal do Maranhão, tendo em vista que precisamos ter esse programa de capacitação dos técnicos de valorização, dos técnicos em nível de mestrado, doutorado, de stricto sensu. Então eu tenho expectativa dentro do programa por ser em rede, de ter a convivência com outras universidades, com outras instituições. É um programa interdisciplinar, então teremos contato com pessoas de várias áreas e que vão estar trabalhando justamente essa temática, que está cada vez mais em voga, que é a temática do meio ambiente, do desenvolvimento sustentável. O meu trabalho visa à criação de políticas públicas voltadas para a insegurança alimentar, voltadas para minha área, que é a nutrição, e da insegurança alimentar dentro do litoral oriental, no Estado do Maranhão”

Egresso da UFMA e agora doutorando do programa em rede pela Universidade, Aleph Fontenelle Teixeira detalha suas expectativas para o programa, destacando a importância do contato com outras instituições e quanto o programa pode enriquecer sua formação. “A proposta do programa é bastante interessante porque sou formado em Oceanografia e terei contato com vários outros profissionais de áreas distintas desde a economia até as engenharias ambientais. A proposta do programa é justamente ser interdisciplinar, e isso enriquece nossos trabalhos, acredito que será uma experiência muito boa para todos nós e estou muito feliz com essa oportunidade. Acredito que não só eu, mas todos os alunos da minha turma, essa primeira turma tinha um desejo desse tipo de doutorado aqui e agora temos e estamos muito felizes com essa oportunidade”, expressa.

Aula Inaugural Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento e Meio Ambiente - 15.05.2024

PRODEMA

O Prodema foi criado buscando atender às demandas e vontades da sociedade buscando definir soluções para problemas sociais, ambientais e econômicos que podem caminhar juntos rumo ao desenvolvimento sustentável sempre focando no comprometimento ambiental. Analisando tais problemáticas, o programa visa capacitar profissionais, almejando sempre a qualidade dos serviços que eventualmente serão prestados junto ao comprometimento institucional das universidades que oferecem o Prodema e trabalham no sistema de rede padronizando os conhecimentos apresentados.

Alguns dos objetivos construídos dentro da formação do programa, além de formar docentes e técnicos com domínio no gerenciamento e execução de políticas ambientais, o Prodema visa desenvolver pesquisas na área ambiental, priorizando o conhecimento da realidade regional e a elaboração de instrumentos e propostas de políticas ambientais. O programa também busca ampliar e consolidar a rede de estudos e pesquisas ambientais em nível local, nacional e internacional, possibilitando o intercâmbio de docentes e técnicos de diferentes formações científicas, para o aprofundamento dos conhecimentos na área ambiental e para o aprimoramento da prática da interdisciplinaridade.

Por: Karina Soares

Produção: Sarah Dantas

Fotos: Gabriel Jansen

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: