Notícias
UFMA realiza abertura da Feira das Profissões 2024 com ampla participação de público
Atraindo um grande público formado por estudantes de ensino médio, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deu início, hoje, 10, à Feira das Profissões 2024. O evento, que é realizado no Centro de Convenções da UFMA, tem por objetivo orientar jovens sobre as diferentes carreiras disponíveis e oferecer informações sobre os cursos de graduação ofertados pela instituição.
A abertura contou com a presença da gestão superior da UFMA e representantes de instituições parceiras, como o Sebrae, a Fundação Sousândrade e a Fecomércio. O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, deu boas-vindas ao público na abertura e destacou o evento como um grande sucesso entre a comunidade acadêmica e os visitantes. “A Feira das Profissões é um momento em que a Universidade disponibiliza aos alunos do ensino médio informações para conhecer os nossos cursos, conhecer a instituição, mostrar que é a melhor Universidade do Maranhão, com seus diversos cursos presenciais, sendo treze cursos de ensino a distância, mais sete cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), além dos 39 cursos da UAB. Isso mostra a grandiosidade da nossa instituição com relação à disponibilização da educação para os nossos alunos”, ressalta.
Na ocasião, o reitor, professor Fernando Carvalho, também apresentou o chatbot Mara, a inteligência artificial desenvolvida pela UFMA, que, em breve, será lançada para auxiliar no atendimento ao público interno e externo, contribuindo para a otimização dos processos administrativos. Durante seu discurso, o reitor destacou o compromisso da UFMA com a inovação, enfatizando o uso de ferramentas tecnológicas para automatizar procedimentos, aprimorar o ensino e a aprendizagem, além de fortalecer a pesquisa e a extensão na instituição.
O pró-reitor de ensino, Romildo Sampaio, complementou sobre a importância da Feira, que pretende, nesses dois dias, receber mais de dez mil pessoas, oriundas de, aproximadamente, 160 escolas da rede pública e privada de São Luís e do entorno. “A maior importância é a Universidade poder prestar esse serviço a esses futuros alunos, porque a gente, basicamente, receberá pessoas que prestarão o Enem agora no mês de novembro ou que pretendem acessar um curso de graduação de ensino superior do ano de 2025. Portanto os estudantes terão aqui uma oportunidade única de conhecer tudo aquilo que a Universidade desenvolve por meio de seus 97 cursos de graduação presenciais’’, sinaliza.
Com uma programação que se estende até essa quarta-feira, 11, a feira se destaca pela presença expressiva de escolas e pela programação interativa. Durante os dois dias, são esperados cerca de dez mil estudantes, que poderão conhecer os 46 cursos em exposição, além de saber mais sobre a inserção profissional no mercado de trabalho; ver atividades culturais e fazer um tour com visita in loco pelo câmpus universitário.
Feira das Profissões 2024
A Feira das Profissões 2024 tem diferentes olhares por meio de cada curso de graduação apresentado nos estandes, despertando curiosidades entre os alunos, mas também servindo importantes acessos de conhecimento das diversas áreas de ensino. Ellen Lemos, aluna do terceiro período do curso de Odontologia da UFMA e monitora na feira, enfatizou a relevância do evento para o aluno empenhado em iniciar a trajetória acadêmica.
“Eu acredito que a Feira de Profissões deste ano de 2024, promovida pela UFMA, tem um viés não só de promover os nossos cursos ou promover a Universidade, mas também de proporcionar à comunidade de alunos do ensino fundamental e do ensino médio a oportunidade de eles conhecerem um pouco mais sobre algum curso que eles pretendam fazer ou algum que, de repente, nunca passou pela cabeça deles, mas que, em um momento como este, eles podem observar um pouco sobre o que se trata, sobre o que é abordado e o que eles podem ter de troca em relação a isso. E eu acredito que, a cada ano, a Feira tem se mostrado muito promissora, porque a gente observa cada vez mais relatos de alunos que falam que ela os ajuda a escolher ou a ter certeza do que querem. E a gente observa aí, a cada ano, com o aumento do público-alvo, que só tem crescido”, salienta.
Transitando entre os estandes, Letícia Mikaella, estudante do terceiro ano do ensino médio, expressou sua satisfação com o aprendizado proporcionado na abertura da Feira das Profissões. Segundo ela, a experiência tem sido enriquecedora, com muitas oportunidades para conhecer mais sobre as diversas áreas de atuação profissional e os cursos oferecidos pela UFMA.
“Eu vim hoje aqui porque eu tenho mais curiosidade para saber sobre as áreas da saúde e também sobre outros cursos de outras áreas. Aqui na feira, eu posso conhecer um pouco mais sobre cada uma das áreas e ter um pouquinho de relação com elas. Conhecer mais a fundo no dia a dia. A gente costuma só pesquisar no Google e ter uma ideia bem superficial, mas aqui eu posso ir bem mais a fundo”, manifesta.
Mário Lucas Bastos, aluno do segundo ano do ensino médio, também relatou a experiência adquirida na primeira manhã da Feira. “Eu gostei muito porque dá um leque de opções para os alunos que ainda não sabem o que querem fazer para se profissionalizar, conhecerem, saberem a importância de cada um dos cursos, e poderem avaliar qual é o melhor, com qual se identificam mais. E eu já conheci vários cursos legais que eu nem sabia a importância. Já estou avaliando em qual deles eu quero me especializar. [A Feira] ajuda os nossos jovens do Maranhão, de São Luís, a se entregarem mais. Porque todo mundo hoje em dia só quer pensar em fazer os cursos que todos fazem. Mas existe uma gama de outros cursos, que todo mundo pode fazer e ter sucesso na sua vida”, exprime.
Acompanhando os estudantes, o professor de Sociologia Denjamin Pereira enfatizou a contribuição que a feira das profissões possibilita ao aluno: “A Feira de Profissões dá a oportunidade daquele aluno que está na escola, seja na pública, seja na privada, de conhecer distintas profissões que podem ser aquilo que eles almejam no futuro. Logo é algo que, às vezes, nos dá a oportunidade, como um professor, por exemplo, de dar essa oportunidade ao aluno conhecer além de dentro da sala de aula, onde ele não tem essa possibilidade, porque está dentro de um conteúdo formativo. É a sala de aula. Podemos até levar, por exemplo, outros profissionais para estar numa roda de conversa com os alunos, mas, ainda assim, não contempla essa diversidade que é deles. Conhecer, por exemplo, outras ciências ou outras áreas que não estão no dia a dia da sala de aula, que o primeiro contato que eles têm com as profissões. São as nossas profissões de professor, de português, de matemática, geografia, sociologia e assim, entre todas as outras disciplinas. Para isso, a Feira das Profissões contempla um objetivo nosso, que é de dar a possibilidade dos nossos alunos pensarem e almejarem outras profissões que estão para além da sala de aula”, afirmou.
Os 54 estandes instalados no Centro de Convenções da UFMA estão divididos por áreas de conhecimento. Além dos cursos, os estudantes também poderão visitar os estandes do Hospital Universitário (HU-UFMA), do Núcleo de Avaliação de Empreendedorismo (NAVE), da Ageufma, Colégio Universitário (Colun-Ufma) e de parceiros como o Sebrae e o Crea-júnior Maranhão.
Confira a programação completa aqui.
Por: Camilla Fernanda e Sarah Dantas
Fotos: Sarah Dantas
Revisão: Jáder Cavalcante