UFMA publica edital interno para criação de novos grupos PET

publicado: 23/07/2024 16h06, última modificação: 23/07/2024 17h25
As propostas devem ser enviadas até 04 de agosto
UFMA publica edital interno para criação de novos grupos PET

A UFMA, por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), publicou edital de chamamento interno para apresentação de propostas de criação de novos grupos, no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET), conforme edital publicado pelo MEC. As propostas podem ser enviadas até o dia 4 de agosto de 2024, por meio de processo SEI endereçado à DAESP-PROEN, para serem avaliadas e classificadas, para submissão ao edital nacional.

Serão selecionadas duas propostas, visando à criação de dois novos grupos PET na UFMA. As propostas selecionadas integrarão a proposta institucional da UFMA, que concorrerá à criação de dois novos grupos PET, limite máximo por instituição conforme o Edital n° 04/2024 - MEC, endereçado à ampla concorrência das Instituições Públicas de Ensino Superior.

As propostas devem estar articuladas ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e ao Projeto Pedagógico Institucional e alinhadas às políticas de extensão e ações para redução da evasão e elevação do sucesso acadêmico nas formações em nível de graduação. Os grupos PET criados em decorrência desse edital serão formados com no mínimo quatro e no máximo doze bolsistas, a serem selecionados de acordo com o art.17 da Portaria MEC nº 976, republicada em 2013.

O Programa de Educação Tutorial é um programa vinculado institucionalmente à Proen, que busca atuar sobre a graduação com base no desenvolvimento de ações coletivas, de caráter interdisciplinar, objetivando a formação de um cidadão com ampla visão de mundo e com responsabilidade social. O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

“Esta é uma excelente oportunidade para expandirmos nossas atividades acadêmicas e enriquecermos a experiência educacional de nossos estudantes nos diversos câmpus da instituição, haja vista o histórico exitoso dos grupos PET na UFMA”, pontua o pró-reitor Romildo Sampaio.

Informações detalhadas poderão ser encontradas no edital, clicando aqui.

Por: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante