UFMA proporciona observação do eclipse para centenas de maranhenses

publicado: 18/10/2023 10h32, última modificação: 18/10/2023 23h18
O Maranhão foi um dos estados em que se pôde observar o fenômeno por completo

No último sábado, 14, os maranhenses ficaram de olho no céu para não perder nenhum detalhe do histórico eclipse solar anular. Em São Luís, Grajaú e Balsas, a UFMA proporcionou a observação do fenômeno com a disponibilização gratuita de óculos especiais para a população das cidades.

Em São Luís, por meio do Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário da UFMA, o ponto de observação foi montado na Praça Maria Aragão. Segundo o professor Antônio José Silva Oliveira, coordenador do Planetário, mais 18 mil pessoas puderam observar o espetáculo. Quem não esteve na Praça Maria Aragão pôde acompanhar o eclipse pelo canal do Planetário na internet.

“A experiência foi muito positiva, em especial, para crianças, jovens, estudantes de ensino médio e professores. Um evento para ficar na história do Brasil e do Maranhão. No Maranhão, por meio do @ilhadacienciaplanetarioufma, chegamos a 2 mil visualizações.”, relatou o professor Oliveira.

Em Grajaú, a população pôde contar com transporte para o ponto de observação instalado no Câmpus da UFMA na cidade. Por meio do projeto de extensão Astronomia no Sertão, centenas de grajauenses e de turistas puderam observar o fenômeno raro. Além da parte científica, as pessoas puderam acompanhar uma programação cultural com cantores locais, realizada em parceria com a Secretaria de Cultura municipal.

Segundo a professora Daniely Gaspar, coordenadora do projeto, essa é uma forma de atrair mais pessoas para os estudos da ciência. “O evento de observação do eclipse foi sem dúvida o maior evento realizado na UFMA Grajaú. Acredito que eventos como esses são importantes para atrair os jovens à ciência e para divulgar a Universidade na comunidade. Tivemos uma grande e boa repercussão, e, com o projeto desenvolvido em parceria UFMA e Ifma Grajaú, estamos fazendo de Grajaú uma cidade conhecida pela Astronomia. Pois tivemos muitas pessoas de fora que vieram ver o fenômeno conosco”, pontuou a coordenadora.

2023-10-18 - eclipse grajaú

O tempo nublado e a chuva atrapalharam a observação das pessoas, que foram ao Câmpus da UFMA de Balsas, para acompanhar o eclipse solar anular. A visualização do fenômeno ocorreria depois da realização do III Congresso de Ciência e Tecnologia de Balsas - MA (III ConC&T – Balsas), que teve na programação o simpósio "Uma Aliança no Céu de Balsas-MA", com palestras voltadas para a temática da astronomia.

Segundo o professor Antônio José Silva Oliveira, a próxima vez que o Maranhão deverá ser contemplado com um eclipse dessa magnitude será em 2048.

2023-10-18 - eclipse são luís

Confira abaixo registros da observação do eclipse solar anular nas cidades em que a UFMA viabilizou a observação.

Eclipse Solar nos Câmpus

Por: Ingrid Trindade