UFMA propõe e tem aprovado novo projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do período 2022 a 2024

publicado: 10/10/2022 12h24, última modificação: 11/10/2022 00h36
O Pibid teve aprovação da Capes em documento publicado no dia 5 de setembro deste ano

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Coordenação Institucional e Divisão de Programas Especiais (Dipes), da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), propõe um novo projeto institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), com aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em documento publicado no dia 5 de setembro deste ano.

O Pibid obteve aprovação no Edital Nº 23 de 2022, com novas 312 bolsas de Iniciação à Docência, que serão distribuídas em 31 cursos de licenciatura de treze áreas formativas, em Arte, Ciências Biológicas, Educação do Campo, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia.

Nessa edição, que se iniciará em novembro deste ano e finalizará em abril de 2024, foram aprovadas bolsas a alunos vinculados aos cursos de Licenciatura da Cidade Universitária Dom Delgado, bem como aos câmpus do continente, entre eles, o Centro de Ciências de Bacabal, Centro de Ciências de Chapadinha, Centro de Ciências de Codó, Centro de Ciências de Grajaú, Centro de Ciências de Imperatriz, Centro de Ciências de Pinheiro e Centro de Ciências de São Bernardo.

Também foram aprovadas 39 bolsas aos professores supervisores da Educação Básica e treze aos docentes da UFMA. Nas próximas semanas, a Proen publicará novos editais de seleção a discentes que tiverem até cinquenta por cento de integralização da carga horária do curso para receberem as bolsas do programa.

Saiba mais

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores da Educação Básica. Na UFMA, o programa concede bolsas a estudantes de Licenciatura e participantes de projetos de Iniciação à Docência desenvolvidos pela Universidade, em parceria com escolas da rede pública de ensino.

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro