UFMA promove workshop sobre Tecnologia de Foguetes

publicado: 07/08/2024 07h54, última modificação: 07/08/2024 10h32
UFMA promove workshop sobre Tecnologia de Foguetes

A programação de abertura do curso de especialização em Tecnologia de Foguetes teve início esta semana, com a realização I Workshop Intensivo em Tecnologia de Foguetes. O workshop é uma oportunidade de apresentar ao público mais informações sobre o setor aeroespacial, uma área inovadora que está em crescimento no mundo.

Durante o primeiro dia do Workshop, o professor da especialização Claus Wehmann ministrou a palestra “As Ciências do Foguete”, uma introdução ao que será trabalhado no curso. “Essa apresentação aqui é uma espécie de introdução do elemento da ciência no meio espacial para a gente na área de foguetes. Na especialização, a gente vai trabalhar com pesquisa e desenvolvimento da tecnologia de acesso ao espaço, ou seja, como construir o foguete que vai daqui até o espaço, tipos de propelentes, a parte aerodinâmica, a parte de controle, a parte de teste de equipamentos, tudo isso será montado e estruturado para esse projeto de especialização para que os alunos participantes desenvolvam pesquisas em tecnologias sensíveis para a área espacial, principalmente aqui no Brasil”, explicou Claus.

Para Dalila Kaickel, docente do curso de Engenharia Aeroespacial e uma das palestrantes do segundo dia, o evento também é uma forma de orientar quem está chegando no curso. “É um momento de aproximação do discente com relação às áreas específicas do curso, ao direcionamento para o mercado de trabalho. Se o que ele está querendo do curso é realmente aquilo que ele está vendo, e começar a ter um contato mais profissional com relação ao curso, então, é uma forma de você fomentar esses trabalhos não somente dentro das engenharias, mas dentro de todos os cursos”, pontuou a palestrante.

Discente do primeiro período do curso de Bacharelado de Ciência e Tecnologia, João Victor destaca que as informações compartilhadas no Workshop podem nortear as decisões de carreira. “Eu estou achando bem interessante porque, como uma pessoa que acabou de entrar no curso, eu estou sendo apresentado a várias estruturas que, teoricamente, seriam mais avançadas para o curso e às quais eu estou podendo ter acesso já neste momento. Então, eu já posso ter interesse, uma visão do que eu quero fazer no futuro, em relação a que especificação vou fazer, em que área específica eu pretendo me especializar. Então, está sendo de forma bem interessante para eu poder planejar o meu futuro”, ponderou João Victor.

Dando continuidade à programação de abertura da especialização em Tecnologia de Foguetes, nos próximos dias, ocorre o “Seminário Introdução à Engenharia e ao Gerenciamento de Sistemas e ECSS”, que será ministrado pelo professor e colaborador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e fundador da New Space Tech, Márcio Costa.

Especialização em Tecnologia de Foguetes

O curso de especialização em Tecnologia de Foguetes tem por objetivo promover o conhecimento prático e acadêmico de profissionais que atuam ou pretendem atuar no setor de sistemas aeroespaciais. A especialização profissionalizante visa capacitar os participantes para o projeto de lançadores de nanossatélites.

“Queremos produzir recursos humanos que tenham conhecimento voltado na área de concepção de projetos de veículo lançador de pequenos satélites, visto que isso é um mercado que está em crescimento no Brasil e se trata, além disso, com a importância de uma área estratégica para o nosso próprio país”, afirma o coordenador do curso de especialização, Carlos Brito.

Os interessados em ingressar na especialização têm até 9 de agosto para efetuar a inscrição exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Confira o edital aqui.

Por: Ingrid Trindade