UFMA promove VI Seminário de Iniciação à Docência (SEMID)

publicado: 08/05/2024 14h02, última modificação: 13/05/2024 15h23
Evento ocorre entre os dias 16 e 18 de maio
UFMA promove VI Seminário de Iniciação à Docência – SEMID

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promove, de 16 a 18 de maio, o VI Seminário de Iniciação à Docência (SEMID). O evento visa reunir profissionais de diferentes áreas do conhecimento e escolas públicas municipais e estaduais do Maranhão. Voltado para professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, gestores, grupos de pesquisas e pesquisadores com interesse nos estudos e pesquisa sobre formação e saberes docentes vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e ao Programa Residência Pedagógica (RP), o seminário busca estimular a capacidade de identificação dos problemas existentes na prática educativa, discutindo possibilidade de intervenções didático-pedagógicas de melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem nas escolas de educação básica.

O evento ocorrerá de maneira híbrida na abertura e encerramento para todos os municípios participantes e presencial com programação única em cada munícipio que possui o campus da UFMA. Os munícipios participantes serão: Bacabal, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, São Bernardo e São Luís. Com a temática 'Universidade e escola: espaços dialógicos de investigação e socialização da produção de conhecimentos sobre formação docente', o seminário pretende reunir diferentes áreas do ensino docente como: Alfabetização, Artes, Biologia, Educação do Campo, Educação Física, Estudos Africanos e Afro-brasileiros, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.

A Coordenadora institucional do PIBID e uma das organizadoras do seminário, Cristiane Dias, comenta sobre o processo de organização do evento e como funcionam o PIBID e o RP na formação de alunos engajados na docência. “O processo de organização vem desde o início do programa, pois são programas de dezoito meses e temos como meta finalizar com o SEMID. Temos cerca de 312 estudantes bolsistas não apenas de São Luís, mas alunos dos munícipios de Bacabal, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, São Bernardo e Chapadinha. São estudantes de licenciatura de todos os câmpus. Nós temos voluntários e professores da educação básica e professores da Universidade, que são bolsistas. A nossa programação foi pensada para possibilitar trocas de experiências entre estudantes e professores. No total temos 432 bolsistas, incluindo PIBID e RP, e 86 bolsistas que são professores em São Luís e, se incluir os outros munícipios, temos mais cerca de 692 estudantes bolsistas e 150 professores”, informa.

O evento contará com mesas redondas de experiências do PIBID e RP, apresentação de trabalhos que podem ser submetidos até esta sexta-feira, 10 de maio, e exposição de pôsteres de maneira presencial em cada município que possui programação própria. As inscrições podem ser feitas por meio do site do evento e é gratuito para estudantes de graduação que atuarão como voluntários.

Por: Karina Soares

Produção: Sarah Dantas