UFMA premia com Mérito Cultural 17 artistas por suas contribuições à cultura maranhense

publicado: 13/12/2022 14h32, última modificação: 13/12/2022 14h32

Para laurear personalidades que têm contribuído significativamente para a cultura do país e do Maranhão em diversos segmentos artísticos, como literatura, música, teatro, artes plásticas, entre outras, foi realizada, no Cineteatro Aldo Leite, do Palacete Gentil Braga, a solenidade do Mérito Cultural. Este ano, receberam a comenda 17 homenageados, escolhidos por meio de uma comissão interna da UFMA que avaliou as obras, contribuições e histórias de cada um deles.

Durante a cerimônia, no palco do Cineteatro, o reitor Natalino Salgado comentou a grande diversidade cultural do Maranhão e o dever da UFMA em enaltecê-la. “Quando nos reunimos, mais uma vez, como universidade para outorgar a medalha do mérito a estas personalidades, estamos declarando que não nos esquecemos do que fizeram, e por isso mesmo merecem o nosso recolhimento. Assim cada um dos agraciados passam a ter garantidas suas vozes, que serão institucionalmente preservadas por meio dessa premiação”, ressaltou.

O vice-reitor, Marcos Fábio Belo Matos, concordou com o reitor e reafirmou a importância do evento. “Essa premiação atesta o reconhecimento da Universidade a essas pessoas e temos a grata satisfação de, desde o ano passado, conceder esta honraria e trazer, nesta edição, personalidades do interior do estado, além de uma personalidade de nível nacional”, enfatizou.

Gilberto Schwartsmann, membro da Academia Nacional de Medicina, escritor e dramaturgo com obras aclamadas, traduzidas para o espanhol e o francês, também foi homenageado e afirmou que a premiação é uma grande honra. “Eu represento a minha instituição, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, sendo confrade do reitor Natalino Salgado na Academia Nacional de Medicina, me sinto muito prestigiado em receber essa homenagem”, agradeceu.

Joãozinho Ribeiro, membro da Academia Ludovicense de Letras e ex-secretário estadual e municipal de Cultura, foi um dos premiados do evento e afirmou que essa premiação, para ele, é um ciclo completado. “Eu tenho, como marco inicial de toda minha trajetória poética e musical, um festival de música universitária realizado pela Universidade Federal do Maranhão em 1979. Além disso, fiz curso o curso de Direito na UFMA e participei de muitos movimentos culturais realizados pela Universidade, então esse reconhecimento, ainda em vida, faz com que essa carga simbólica represente muito mais”, contou.

Arlete Nogueira da Cruz, escritora de livros premiados pela Academia Brasileira de Letras como “A Parede” e “Litania da Velha”, que se tornou filme e recebeu premiações nacionais e internacionais, disse que ficou bastante feliz, apesar de não gostar de receber premiações. “De qualquer forma, é um reconhecimento pelo meu trabalho, que eu não considero grande, mas foi um trabalho sincero e honesto pela cultura da minha terra”, afirmou, com modéstia.

A cerimônia também reconheceu artistas já falecidos. Aldo de Jesus Muniz Leite (1941-2016), ator, diretor, teatrólogo e escritor maranhense, com reconhecimento nacional e internacional e que dá nome ao cineteatro e local da solenidade, foi homenageado in memoriam. Célia Leite, irmã de Aldo, recebeu a homenagem por ele e afirmou que o mérito é importantíssimo para a arte do Maranhão. “Essa homenagem é uma afirmação de que valeu a pena e foi merecido pelo Aldo, então eu só tenho a agradecer à Universidade o convite e a toda classe artística que contribuiu muito com a carreira do Aldo”, elogiou.

Confira a lista completa dos homenageados:

1. Gilberto Schwartsmann

2. Aldo de Jesus Muniz Leite (in memoriam)

3. Ana Emília Moreira Santos

4. Antonio Alves de Almeida (in memoriam)

5. Arlete Nogueira da Cruz

6. Ceres Costa Fernandes

7. Edgar Soares da Rocha

8. Joãozinho Ribeiro

9. Joaquim Haickel

10. Jomar da Silva Moraes (in memoriam)

11. José Ribamar Ewerton Neto