UFMA participa do lançamento do programa da EMAP de incentivo à pesquisa

publicado: 18/02/2022 15h27, última modificação: 18/02/2022 15h27
UFMA participa do lançamento do programa da EMAP de incentivo à pesquisa.jpeg

O reitor Natalino Salgado participou, nesta sexta-feira, 18, do lançamento do Programa Porto do Futuro, criado pela EMAP, com o objetivo de incentivar a pesquisa, o desenvolvimento, a inovação, e a preparação de profissionais para o mercado de trabalho (2022 a 2025).

O Porto do Futuro é um programa de concessão de bolsas de pesquisa a estudantes e programas de pós-graduação maranhenses, auxílios a projetos de pesquisa, programa de intercâmbio portuário e reconhecimento de artigos e trabalhos de jornalismo científico, por meio do Prêmio Porto do Itaqui.

As pesquisas devem ter como tema um dos seis eixos temáticos, alinhados ao setor portuário: 1) Operações; 2) Meio ambiente; 3) Relação porto-cidade; 4) Desenvolvimento socioeconômico sustentável; 5) Desenvolvimento tecnológico; e 6) Gestão pública.

Segundo o reitor, a UFMA tem um papel muito relevante no desenvolvimento desse programa, realizado pelo Governo do Estado, por meio da EMAP, em parceria com a Fapema. “O Porto do Futuro será fundamental para incentivar no desenvolvimento de projetos científicos, aprimorar as tecnologias, os processos de geração de emprego e ampliar a importância estratégica na área de negócios e das exportações, o que contribui para o desenvolvimento econômico do estado. Estão disponibilizados 40 milhões de reais que, mesmo neste período de crise, nós teremos à disposição em editais para pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado, que vão tratar em produzir startups e conhecimentos que serão aplicados e que contribuirão para o aprimoramento tecnológico do nosso porto”, afirmou.

UFMA participa do lançamento do programa da EMAP de incentivo à pesquisa - 18-02-2022

Por: Sansão Hortegal