UFMA participa do "IV Seminário Pode Falar": a violência e a saúde mental de adolescentes e jovens

publicado: 24/04/2024 11h35, última modificação: 24/04/2024 11h57

Ocorre, nessa quinta-feira, 25, o IV Seminário Pode Falar: a violência e a saúde mental de adolescentes e jovens, realizado pela Rede Pode Falar, uma plataforma on-line de atendimento a jovens de 13 a 24 anos em estado de vulnerabilidade e sofrimento psíquico.

A Rede é uma iniciativa organizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em colaboração com diversas instituições, incluindo a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O evento será realizado de forma on-line no canal da UNICEF Brasil e pelo Instagram do Núcleo do Cuidado Humano da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) a partir das 08h30. A programação contará com o lançamento do novo site do Pode Falar, momento artístico-cultural, painéis temáticos e rodas de discussões reunindo participantes de diferentes regiões. As inscrições podem ser realizadas até o dia do evento de maneira gratuita por meio do link e serão ofertados certificados de participação aos inscritos.

Segundo Patrícia Maria Abreu Machado, diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação da UFMA (DTED), “o evento será uma oportunidade de disseminar conhecimento sobre as diversas questões relacionadas à saúde mental dos jovens e adolescentes. A Canal Pode Falar,  é uma plataforma online que atende um alto fluxo de adolescente e jovens de diferentes idades e classes que são  acolhidos na sua dor e sofrimento psíquico. A UFMA está como instituição parceira, apoiando o projeto e o evento e juntamente com a Profa Maria Neyrian de Fátima Fernandes, do curso de enfermagem, do Câmpus Imperatriz, estamos como representantes docentes", destaca.

Serão debatidas questões como a violência como mecanismo de adoecimento de adolescentes e jovens, formação de agentes como enfrentamento ao adoecimento mental infanto-juvenil, estratégias de Saídas para a situação da violação de direitos de adolescentes e jovens em ambientes escolares, entre outros.

Para saber mais, acesse aqui a programação completa.

Por: Karina Soares