UFMA participa de anúncio da recomposição do orçamento das universidades e institutos federais

publicado: 22/04/2023 10h21, última modificação: 24/04/2023 10h03
Capa - Reuniao 1.jpeg

A gestão superior da UFMA esteve presente, na quarta-feira, 19.04, em Brasília, na cerimônia no Palácio do Planalto, em que foi anunciada a recomposição do orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e dos Institutos Federais.

Participaram do evento o reitor, Natalino Salgado Filho, o vice-reitor, Marcos Fábio Belo Matos, e a diretora do Centro de Ciências Básicas e da Saúde (CCBS), Rosane Nassar Guerra. Ao todo, 69 universidades e institutos federais serão beneficiadas com a medida.

A mesa de autoridades foi composta pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, o ministro da Educação, Camilo Santana, o presidente da Andifes, Ricardo Marcelo Fonseca, a presidente do Conif, Maria Leopoldina Veras, a presidente da UNE, Bruna Brelaz e a presidente da UBES, Jade Beatriz. Outros ministros e ministras de estado, deputados e senadores compareceram à reunião.

O anúncio, feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi do valor de R$ 2,44 bilhões. Na solenidade, o Ministro Camilo Santana explicou que “Os R$ 2,44 bilhões serão parte para recomposição do orçamento e parte para obras e ações importantes com professores e estudantes. Este é o momento de demonstrar que esse governo prioriza a educação pública de qualidade para o povo brasileiro”.

O objetivo desta recomposição é fortalecer a educação superior e o ensino profissional, técnico e tecnológico no país. Do total do valor destinado, 70% são para a recomposição direta das universidades e institutos e os 30% restantes são para obras e iniciativas, como pagamento de bolsas permanência e residência médica, por exemplo.

O reitor Natalino Salgado enfatizou que o valor destinado à UFMA será alocado nas obras que estão em andamento, bem como residência médica e pagamento de bolsas permanência. E afirmou: “A recomposição do orçamento das IFES reitera o compromisso do governo com a qualidade da produção acadêmica e formação de profissionais em todo o Brasil”.

Por: Dcom

Fotos: Marcos Fábio Belo Matos