UFMA participa da III Semana de Diálogos sobre o Audiovisual como Economia Criativa em São Luís

publicado: 06/09/2023 10h34, última modificação: 11/09/2023 17h48
Neste ano, o evento discute a formação em audiovisual, seus desafios e as conquistas.

Integrando a programação do Mobiliza SLZ, a Semana de Diálogos sobre o Audiovisual como Economia Criativa, promovida pelo IEMA Escola de Cinema, chega à sua terceira edição, com a proposta de discutir a formação em audiovisual, seus desafios e as conquistas.

Neste momento, em que há um sensível crescimento do seguimento audiovisual no mercado maranhense, visto o número cada vez mais expressivo de produções em curtas e longas metragens, assim como videoclipes, em festivais e mostras nacionais e internacionais, evidenciando a potência do audiovisual como economia criativa maranhense, cresce a necessidade de debater a formação dos profissionais no segmento.

"Este ano, estamos pensando a formação em audiovisual. Para isso, todos os convidados que tivemos são referência na questão da formação, seja institucionalmente ou não. Então estamos mobilizando para captar essas escutas de profissionais da área para nos aperfeiçoarmos também como escola.”, expressou Mônica Rodrigues, gestora geral do IEMA Escola de Cinema.

A roda de conversa proposta no segundo dia da III Semana de Diálogos sobre o Audiovisual abordou “A formação audiovisual: vários segmentos, múltiplos agentes”, com representantes de segmentos relacionados à formação audiovisual formal e não formal, que trocaram saberes e experiências diante dos trabalhos desenvolvidos e novos projetos e ainda fizeram uma análise crítica construtiva e propositiva para a formação audiovisual.

Para a supervisora do IEMA Escola de Cinema, Rafaela Gonçalves, discutir a formação profissional no audiovisual é fundamental, considerando que o estado tem produções cinematográficas desde a década de 70. “Se formos pensar em outros mercados, fora do Maranhão, essa discursão [sobre a formação do profissional no audiovisual] já está voando há muito tempo. E a gente tem produção cinematográfica no Maranhão desde os anos 70, a escola (de cinema) é de 2016, então, a gente ainda tem um longo caminho para percorrer para abarcar todo esse mercado.”, explicou Rafaela.

Semana do Audiovisual - 05.09.23

Durante o evento, as parcerias firmadas para a execução de projetos audiovisuais se mostraram estratégicas e fundamentais para toda essa cadeia produtiva. “É importante [as parcerias] para a Escola de Cinema, mas é importante para a cadeira audiovisual. Isso faz com que a gente consiga fazer o audiovisual e essa formação ficar cada vez mais maior e crescer a atividade cinematográfica no Maranhão.”, enfatizou Rafaela Gonçalves.

Parceira do evento, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Assuntos Culturais, levou para a roda de conversa a experiência de 46 anos à frente do Festival Guarnicê de Cinema neste contexto formativo do audiovisual maranhense.

O Festival tem contribuído de forma expressiva ao longo dos anos na formação de pessoas que hoje fazem, produzem ou trabalham com cinema e audiovisual, no Maranhão. “A quantidade de pessoas que o Festival de Cinema formou ao longo de sua trajetória, o tanto que ele contribuiu para a democratização para o acesso e para a formação de plateia, com a economia no sentido de trazer a produção artística maranhense para esse contexto.”, pontuou Rosélis Barbosa Câmara, diretora de Assuntos Culturais da UFMA.

“Para nós, da Diretoria de Assuntos Culturais, é um prazer falar disso, uma honra participar de um evento como o Mobiliza e da Semana de Diálogos sobre o Audiovisual e em parceria com o IEMA Escola de Cinema. O que é o Festival Guarnicê de Cinema, senão a personificação da economia criativa! Imagina um projeto de Extensão que se mantém há mais quatro décadas, se ele tem o capital intelectual e cultural, que são os dois pilares da economia criativa.”, refletiu Rosélis após apresentar os números e as atividades formativas do Festival e seus impactos na produção audiovisual nacional e, principalmente, maranhense.

Com o objetivo principal de pensar juntos os rumos da profissionalização para o cinema na contemporaneidade, a programação da III Semana de Diálogos Sobre o Audiovisual como Economia Criativa finaliza hoje, 05, com o Café com Cinema, com exibição de produções maranhenses.

Com informações da Escola de Cinema

Por: Ingrid Trindade