UFMA participa da Comissão de Desenvolvimento Integrado para o CEA e anuncia implantação de Núcleo Interdisciplinar Científico e Tecnológico

publicado: 04/05/2021 10h50, última modificação: 05/05/2021 10h15
Base de alcântara.jpg

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) apresentou na última reunião da Comissão de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (CDI-CEA) as suas ações a serem executadas no Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA), coordenado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Uma das ações da UFMA é a implantação do Núcleo Interdisciplinar Científico e Tecnológico de Alcântara (NICTA), sediado no prédio da Base Institucional de Alcântara. O núcleo dará apoio a todas as atividades de ensino, extensão, pesquisa e inovação das mais diversas áreas do conhecimento, atuando de forma multidisciplinar com o apoio de equipes de técnicos altamente qualificados.

A 7ª reunião da Comissão ocorreu na tarde da última quarta-feira, 28, sob a presidência do Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Cézar Pontes, com a participação do reitor da UFMA, Natalino Salgado; do Pró-reitor da AGEUFMA, Fernando Carvalho; do Coordenador da CDI-CEA, Cristiano Augusto Trein, de membros da CDI-CEA, FIEMA, IFMA, MCTI, AEB, e outras organizações.

Um dos principais objetivos do programa é propor estratégias de implantação do CEA e as alternativas para a alcançar esse objetivo, por meio de projetos e iniciativas com foco no desenvolvimento socioeconômico e na infraestrutura para a região de Alcântara (MA) e entorno com vistas ao atendimento das necessidades do Programa Espacial Brasileiro. A primeira reunião da comissão ocorreu em setembro do ano passado.

O reitor Natalino Salgado, apresentou as contribuições da Universidade para a CDI-CEA, que trouxe além de projetos de ensino, pesquisa, inovação e extensão, como as ações da UFMA, cursos de extensão, graduação e pós-graduação para apoiar o desenvolvimento da região: o projeto de implantação do Núcleo Interdisciplinar Científico e Tecnológico De Alcântara. O NICTA funciona no prédio da UFMA situado no centro da cidade de Alcântara e tem objetivo “apoiar as ações das diversas áreas do conhecimento, atuando de forma multidisciplinar com equipes de técnicos altamente qualificados”, afirmou.

Para o pró-reitor da AGEUFMA, Fernando Carvalho, a UFMA tem um papel importante na implantação do PDI-CEA, que tem por objetivo o desenvolvimento sustentável de Alcântara e da região, assim como criar modelos de negócios que incentivem as atividades espaciais”, destacou.

Dentro dos eixos propostos no PID-CEA, a UFMA contribuirá principalmente na oferta de profissionais graduados em Engenharia Aeroespacial, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e outras áreas; profissionais pós-graduados em nível de mestrado em Engenharia Aeroespacial; profissionais pós-graduados com mestrado e doutorado em Ciências da Computação, Engenharia Elétrica e áreas afins; cursos de graduação tecnológicos; cursos de extensão; cursos de pós-graduação stricto e lato senso; projetos de extensão e projetos de pesquisa e inovação voltados principalmente para atender às demandas do CEA.

Por: Lucio Silva/UFMA-AGEUFMA