UFMA participa da 1ª Plenária Estadual dos Pós-Graduandos do Maranhão

publicado: 27/06/2024 12h15, última modificação: 27/06/2024 12h15
UFMA participa da 1ª Plenária Estadual dos Pós-Graduandos do Maranhão

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Diretoria de Pós-Graduação (DPG) da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), prestigiou a 1ª Plenária Estadual dos Pós-Graduandos do Maranhão, que ocorreu na terça-feira, 25, na Universidade Ceuma. Intitulado "Ação Pela Ciência em Prol do Maranhão", o evento foi promovido pela  Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

Servindo como um espaço de diálogo e troca de experiências, o momento contou com a presença de diversos representantes da academia à nível estadual, federal e da iniciativa privada, além de integrantes do Governo do Estado, como o vice-governador e secretário de educação, Felipe Costa Camarão.

A diretora de pós-graduação da UFMA, Rosângela Fernandes, aproveitou o espaço na mesa "Ciência além dos muros e seus impactos no mercado de trabalho" para abordar os obstáculos enfrentados pelos mestres e doutores nos processos de inserção ao mercado de trabalho, enfatizando o crescimento da pós-graduação da Universidade e a necessidade de criar estratégias que ampliem as oportunidades desses profissionais, visando contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Maranhão e do Brasil.

“O debate central se deu no sentido do avanço da absorção dos profissionais qualificados à nível de mestrado e doutorado no mercado de trabalho. Principalmente, porque nem sempre esses mestres e doutores desejam seguir a carreira da docência superior. Apesar dos avanços, ainda existem desafios a serem superados para melhor integrar esses profissionais no mercado de trabalho, mas demonstramos que a UFMA tem se empenhado, por meio dos seus programas de pós-graduação, em estabelecer políticas e parcerias que contribuem significativamente na disseminação desse conhecimento científico, e essas iniciativas tomadas por meio da AGEUFMA fortalecem a pesquisa e a formação acadêmica, promovendo avanços em diversas áreas do saber, tanto em São Luís quanto no interior”, destacou Rosângela Fernandes.

A 1ª Plenária Estadual de Pós-Graduandos do Maranhão serviu como um momento de interação entre a UFMA e outros agentes atuantes na propagação do conhecimento científico, expandindo o debate e promovendo possíveis parcerias entre os participantes. Por meio da AGEUFMA e da Diretoria de Pós-Graduação, a instituição demonstra seu empenho na luta pela valorização dos pesquisadores e pela ampliação das oportunidades no mercado de trabalho para mestres e doutores, contribuindo significativamente para o crescimento socioeconômico do estado e do país.

Por: Lucio Silva/Ageufma e Gabriel Jansen