SEMPRE MAIS TECNOLOGIA

UFMA moderniza e implementa sistema de automação para progressão e promoção docente

publicado: 11/07/2024 17h22, última modificação: 11/07/2024 17h22

Para promover modernização, inovação e eficiência, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Superintendência de Tecnologia e Informação (STI), implementou um sistema que torna o processo de progressão e promoção docente totalmente automatizado, via SIGAA. O sistema permite a importação automática dos dados da plataforma Lattes dos docentes, garantindo maior rapidez e eficácia na tramitação desses processos.

A automatização do sistema é resultado de um trabalho minucioso realizado pela instituição. O novo sistema abrange desde a notificação ao docente sobre o prazo de sua progressão até a inserção de seu relatório individual de trabalho e a automatização dos processos com toda a sua produção acadêmica via Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os ajustes foram motivados, principalmente, pelo objetivo de acelerar o processo, desburocratizando o sistema e facilitando o envio da documentação necessária do docente.

Com a automação, os docentes terão seus dados acadêmicos e profissionais, como publicações, participações em eventos e projetos de pesquisa, sincronizados automaticamente com o sistema da UFMA. Essa integração elimina a necessidade de preenchimento manual de informações, conforme explica o superintendente de Tecnologia da Informação da UFMA, Anilton Maia. “O sistema basicamente automatiza, um grande avanço para nossa comunidade universitária, automatiza toda nossa resolução n° 313/2023, em que todas as informações complementares de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo, inovação e gestão do docente, são automatizadas por meio dessa resolução no sistema, em que o docente tem sua produção científica importada automaticamente do Lattes dentro do sistema e, de forma bem simples e intuitiva, vai preenchendo todos os campos e ali gera o relatório final docente, o relatório individual de trabalho docente (RTD), que vai para a comissão e avaliação. Tivemos uma dificuldade muita complexa de implementar isso em nível sistêmico, por isso que essa entrega foi feita com muito zelo pela equipe de tecnologia junto com a Proen para podermos lançar esse produto este ano”, frisa.

Segundo o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, a Universidade busca melhorar a gestão acadêmica e assegurar que os processos de progressão e promoção ocorram de forma mais rápida e transparente. "Esse sistema de progressão e promoção dos docentes vem dar mais celeridade nas progressões dos nossos professores de forma toda automatizada. Todas as informações que serão colocadas naquele interstício são resgatadas dentro do próprio sistema do Lattes do docente. Por isso é importante o docente manter seu Lattes atualizado. Isso vai dar maior celeridade para a progressão dos docentes, porque ele será avisado sessenta dias antes que seu interstício esteja finalizando. Isso possibilitará que ele já entre no sistema e consiga fazer, dentro de um prazo menor possível, a sua progressão e promoção", salienta.

O pró-reitor de Ensino da UFMA, Romildo Sampaio, destaca que o sistema é inovador entre as instituições de ensino superior federais e atende a uma demanda antiga da Universidade. “Essa é uma notícia muito importante para a comunidade acadêmica, especificamente, para os docentes, acho que atendemos a uma demanda antiga de tornar o processo de progressão e promoção muito mais célere. Importante ressaltar que todo esse processo demanda uma carga de trabalho, talvez seja um produto único em termos de universidades federais com esse nível de profundidade e complexidade para permitir celeridade nos processos de progressão e promoção docente”, informa.

Para facilitar o processo, o STI disponibiliza um tutorial de como importar os dados para o sistema. Confira aqui.

Confira a Resolução Nº 313-CONSAD aqui.

Saiba mais

A progressão é a mudança do(a) servidor(a) para o próximo nível salarial dentro da mesma classe, de acordo com os critérios gerais definidos por lei. A promoção é a transição do(a) servidor(a) de uma classe para a próxima, conforme a legislação. Para que ocorra a promoção, é necessário cumprir um período mínimo de 24 meses no último nível da classe anterior.

Por: Sarah Dantas

Revisão: Jáder Cavalcante