UFMA lançará, nessa segunda-feira, 27, a Central de Atendimento

publicado: 24/06/2022 19h00, última modificação: 25/06/2022 21h56
Central de Atendimento da UFMA.jpg

Buscando melhorar e dar agilidade aos serviços de atendimento na Ufma, a gestão superior, por meio da Pró-Reitoria de Gestão e Transparência (PPGT) e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), implantou a Central de Atendimento. A cerimônia para o lançamento da central será realizada nesta segunda-feira, 27, a partir das 8h, em formato remoto e será transmitida no Canal Institucional da UFMA, no YouTube.

A Central de Atendimento é uma iniciativa vinculada ao compromisso do reitor, Natalino Salgado Filho, de avançar nos processos de modernização, transparência, digitalização e atendimento eficaz à comunidade universitária. “Nosso compromisso de tornar a universidade cada vez mais preparada para o futuro ganha mais um ponto positivo com a criação da Central de Atendimento”, ressaltou o reitor.

A Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT), responsável por acompanhar a modernização e transparência da Universidade, identificou que vinha havendo algumas reclamações quanto à demora no atendimento junto à Ouvidoria.

A pandemia de Covid-19 possibilitou que a Universidade desenvolvesse um atendimento digital que permitisse a confiabilidade da solicitação do demandante e o atendimento às  solicitações. “Os mecanismos que a gente tinha ainda eram muito físicos, o que dificultava o acompanhamento da demanda e o cumprimento de prazos razoáveis à satisfação da comunidade. A PPGT, reconhecendo essas demandas, viu que a UNA-SUS, um programa vinculado à Diretoria de Tecnologia da Educação (DTED), já vinha trabalhando um modelo de atendimento satisfatório e proveitoso. Então, em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), replicamos esse modelo”, explicou o pró-reitor da PPGT, Walber Lins Pontes.

Segundo ele, a Universidade recebia diversas orientações dos órgãos de controle para que a UFMA fizesse um registro das demandas de atendimento, o que impulsionou a criação da Central de Atendimento. “Ela foi criada exatamente para atendermos aos requisitos de acompanhamento, publicidade e metas de desempenho e prazos de atendimento, que os órgãos de controle recomendam, principalmente, a CGU. Aproveitamos a expertise da DTED, por meio dos programas Universidade Aberta do Brasil e UNA-Sus, e do modelo que foi implantado na STI. O primeiro piloto implantado foi na Pró-Reitoria de Ensino e, desde então, foi realizada a ampliação da Central de Atendimento”, explicou.

Ter uma central de atendimento, garante a confiabilidade de um sistema padrão na Instituição e que contará com o apoio e suporte técnico da STI. A central de atendimento terá um modelo de atendimento para cada unidade, permitindo autonomia em seus atendimentos, visto que cada setor tem sua particularidade nos serviços prestados.

Walber Pontes também explicou que a central de atendimento passou por um processo de melhorias nos atendimentos, no reconhecimento do papel do servidor dando maior condições de trabalho, inclusive retirando algumas ações operacionais que dependiam do esforço manual, e de rapidez no atendimento à sociedade. “A central de atendimento é uma unidade que é atendida pela STI e, por causa da viabilidade técnica do sistema, cada setor que tem seus serviços incorporados à plataforma tem sua autonomia, mas todo esse processo está sob a supervisão da PPGT, até para que possamos garantir a identidade desse processo, visual, de procedimentos e viabilidade. Assim, teremos uma visão e uma ação institucional dentro dessa central”, afirmou.

A Central de Atendimento pode ser acessada no endereço atendimento.ufma.br. Atualmente, a plataforma está disponível para a PPGTSTIDtedProen.

Por: Sansão Hortegal