UFMA lança Observatório Amefricanidades em parceria com Ministério da Igualdade Racial

publicado: 26/02/2024 15h57, última modificação: 26/02/2024 15h57

O curso de licenciatura em Estudos Africanos e Afro-brasileiros (Liesafro) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) lançou, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), o projeto “Observatório Amefricanidades - Diálogos de políticas e experiências Sul-Sul”.

Coordenado pela Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, o observatório tem por objetivo promover o diálogo sobre políticas e práticas entre países africanos, latino-americanos e caribenhos, contribuindo para a promoção da igualdade racial.

O projeto reunirá dados, realizará pesquisas e promoverá cursos gratuitos voltados para toda a sociedade civil, com foco na população negra.

Observatório Amefricanidades

O professor e coordenador do projeto, Sávio Rodrigues, destaca a importância da parceria entre a UFMA e o Ministério da Igualdade Racial (MIR), reconhecendo o trabalho pioneiro realizado no curso de Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-brasileiros (Liesafro). O docente ressaltou que a criação do Observatório Amefricanidades é resultado do diálogo entre pesquisadores da Liesafro-UFMA e as necessidades identificadas pelo MIR para o mapeamento das cooperações entre o Brasil e países africanos, latino-americanos e caribenhos, além de outras questões, como políticas de permanência da juventude negra nas universidades e ações de superação do racismo em instituições públicas federais.

O Observatório Amefricanidades terá ações de pesquisa, formação e intercâmbio, com a oferta de cursos para professores da educação básica e a possibilidade de intercâmbio para estudantes da Liesafro-UFMA em países africanos, latino-americanos e caribenhos. A parceria tem previsão de duração até 2026.

Programa de Intercâmbios Sul-Sul: Caminhos Amefricanos

Uma das ações principais do projeto é o Programa de Intercâmbios Sul-Sul "Caminhos Amefricanos", que  busca beneficiar estudantes autodeclarados/as pretos/as, pardos/as e/ou quilombolas, bem como profissionais da educação autodeclarados/as pretos/as, pardos e/ou quilombolas que atuem na Educação Básica das redes públicas de ensino.  Lançado em 2023, o programa prevê intercâmbios em países como Moçambique, Cabo Verde e Colômbia.

O coordenador do Observatório Amefricanidades, professor Sávio Rodrigues, explica que a parceria  com o MIR para sua criação ocorreu com a execução de parte das ações do programa Caminhos Amefricanos.

“Trata-se de um projeto para intercâmbio entre vários países, em que os professores(as) do Liesafro estão responsáveis por dar formação, sob coordenação da professora Cidinalva Silva. Foi com base nesse primeiro convênio com o Ministério da Igualdade Racial que surgiu a demanda para a criação do Observatório”, esclarece.

Intercâmbio

Rodrigues também destaca a importância do projeto para o aumento de intercâmbios, experiência já praticada no curso de Estudos Africanos e que será continuada com o Observatório.

Por meio de convênio firmado com a Secretaria de Educação do governo do Estado do Maranhão (SEDUC-MA), já foram realizados intercâmbios em Cabo Verde e Moçambique, em que um total de 78 participantes, entre estudantes, estagiários, técnicos e professores puderam conhecer os dois países.

“Agora vamos avançar com mais países, já em 2024. Com o Observatório, pretendemos, inicialmente, ir com estudantes para Cuba, que tem uma importância grande nos movimentos da Diáspora africana”, conclui.

Por: Bruna Castro

Produção: Sarah Dantas