UFMA lança novo critério de inclusão regional de acesso aos cursos de Medicina

publicado: 08/11/2022 11h11, última modificação: 17/11/2022 10h22
A bonificação será para os câmpus de Imperatriz, Pinheiro e São Luís
UFMA lança novo critério de inclusão regional de acesso aos cursos de Medicina.png

A pró-reitora de ensino (Proen) Isabel Ibarra Cabrera e o procurador educacional institucional Romildo Martins Sampaio esclareceram algumas dúvidas sobre o novo critério de inclusão regional de acesso aos cursos de Medicina na modalidade ampla concorrência, por meio do ENEM-SISU, nos Câmpus de Imperatriz, Pinheiro e São Luís.

Isabel Ibarra explicou que a nova resolução foi criada seguindo critérios diferenciados. “É importante esclarecer que no início de 2020, o reitor Natalino Salgado recebeu uma recomendação do Ministério Público Federal para estabelecer um estudo sobre a política de bonificação da nossa Universidade. Tínhamos a resolução 1653/2017 aprovada, que atende a uma ação pública, e que foi suspensa. Em 2019, a Universidade ganhou essa ação e no semestre seguinte foi implementada, desde o segundo semestre de 2019.2 até o segundo de 2021”.

Ela também afirmou que o Ministério Público entrou com um processo contra a Universidade, pois o órgão acreditava que a UFMA estava criando diferenças entre os brasileiros, porém na verdade tentava garantir que os estudantes conseguissem concorrer a esses cursos, por isso fizeram um estudo para explicar como esses dados foram feitos e compartilhados com a comissão da política de bonificação, para estabelecer o critério que fosse razoável e que permitisse realmente tirar essa distorção que foi criada.

O procurador educacional institucional comentou que a política de bonificação que contemplava todos os cursos da Universidade, era importante e corrigiu uma assimetria que já existia, causando uma distorção no momento que a bonificação vedou o ingresso de estudantes de outros estados a todos os nossos cursos na modalidade de ampla concorrência.

A partir das constatações que o ensino do Maranhão não é homogêneo, dadas as notas do Mais Ideb, que é inferior as de outros estados do Nordeste e as do país, também existe uma assimetria educacional em relação ao Estado. Por isso foi necessário uma bonificação diferenciada para os Câmpus.

“A aplicação do índice da bonificação não é uniforme. Ela atenderá a critérios geográficos: 10% de bonificação para estudantes que concluíram todo o ensino médio (1º, 2º e 3º anos) em Imperatriz ou em cidades em um raio de 150km de Imperatriz (contemplando cidades próximas do Sul do Maranhão, Norte do Tocantins e Sul do Pará); 20% de bonificação para estudantes que concluíram todo o ensino médio (1º, 2º e 3º anos) em Pinheiro ou em cidades em um raio de 150km de Pinheiro. No caso do curso de Medicina do câmpus de São Luís, serão concedidos 5% de bonificação para estudantes que concluíram todo o ensino médio (1º, 2º e 3º anos) em todo o Maranhão”, explicou Romildo.

Confira a entrevista do Rádio Opinião:

Saiba +

A antiga resolução tratava da política de ação afirmativa de bonificação regional, acrescentando 20% na nota do Enem para os estudantes que cursaram o último ano do Ensino Fundamental (9º ano) e os três anos do Ensino Médio (1º ao 3º) em escolas privadas ou públicas no Estado do Maranhão.

Por: Layane Garcêz

Produção: Bruna Castro