UFMA inicia ações do programa "UFMA Fraterna – Ações para o Bem" com visita à Escola Comunitária Cristo Rei, no bairro do Sá Viana

publicado: 12/08/2021 13h01, última modificação: 12/08/2021 21h41

Na manhã de quarta-feira, 8, ocorreu a primeira ação do programa "UFMA Fraterna – Ações para o Bem", em que foi realizado um encontro na Escola Comunitária Cristo Rei, localizada no bairro do Sá Viana, entre uma comitiva da UFMA e da Fundação Josué Montello e a presidente da escola, Terezinha Oliveira Costa, responsável pelo espaço desde 1991. Ela conversou sobre as dificuldades de administrar o local e realizar as ações sociais ao longo do tempo e aceitou a ajuda oferecida pela Universidade e pela Fundação para a organização financeira e estrutural da escola, por meio do programa.

A visita contou com a presença do vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos; da superintendente da Fundação Josué Montello, Maria Ocirema Gomes de Oliveira; da pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec) da UFMA, Zefinha Bentivi; e da diretora de Extensão da Proec, Li-Chang Shuen.

Terezinha Oliveira relatou que o maior desafio enfrentado pela creche é em relação à merenda escolar, mas espera que a situação melhore em vários aspectos com a participação da UFMA e das instituições envolvidas. A pró-reitora de Extensão e Cultura ressaltou que a reunião na Escola Comunitária é a primeira das diversas ações planejadas pelo UFMA Fraterna.

É a primeira vez que nós temos um programa institucional para ajudar as pessoas que precisam no momento tão difícil em que vivemos. A dona Terezinha é realmente alguém admirável, que faz um trabalho cuidando de crianças mais de 20 anos nessa região. Ela precisa de um apoio institucional. Hoje nós estamos aqui com a Fundação Josué Montello para trazer um conforto no sentido de institucionalizar, de regularizar a documentação da escola, e que possamos atuar muito mais, tanto no setor público como na iniciativa privada para ajudar as pessoas”, declarou Zefinha Bentivi.

A união da UFMA e da Fundação Josué Montello em prol de uma causa como a UFMA Fraterna foi destacado pela superintendente da Fundação Josué Montello. “Nosso papel como cidadãos e como instituição é a preocupação com seu próximo. Então a Universidade fazendo isso institucionalmente tem uma grandeza muito maior”, disse Maria Ocirema.

Saiba mais

A UFMA, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e apoio de diversas unidades administrativas, está implantando o programa UFMA Fraterna – Ações para o Bem, cujo objetivo principal é atuar, de forma direta, para mitigar as dificuldades das comunidades que se localizam no entorno dos seus câmpus, tanto da capital, quanto dos oito municípios onde ela atua.

UFMA Fraterna visita Escola Comunitária Cristo Rei

Por: Carlos Marques