UFMA inaugura Biblioteca Setorial dos cursos de Hotelaria e Turismo

publicado: 12/05/2023 11h26, última modificação: 15/05/2023 15h40
UFMA inaugura Biblioteca Setorial dos cursos de Hotelaria e Turismo

Na quinta-feira, 11, ocorreu a inauguração da Biblioteca Setorial dos cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão. Localizado nas dependências da antiga Fábrica Santa Amélia, na Rua Cândido Ribeiro do Centro Histórico de São Luís (MA), o novo espaço vai atender a demandas de ensino, pesquisa e extensão dos estudantes de ambos os cursos.

Estavam presentes na solenidade o reitor da UFMA, professor Natalino Salgado Filho; o Pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, professor Fernando Carvalho Silva; a Pró-reitora de Cultura, Zefinha Bentivi; a diretora da Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB), professora Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira; a diretora do Centro de Ciências Sociais (CCSO) ,professora Lindalva Martins; o chefe do departamento de Turismo e Hotelaria, professor Jonilson Costa; a coordenadora do curso de Turismo, professora Thays Regina Rodrigues; e o coordenador do curso de Hotelaria, professor Cairo Cezar Braga.

A cerimônia começou por volta das 14 horas. Na presença de alunos e professores, a Universidade apresentou o amplo espaço que agora está à disposição de toda a comunidade acadêmica."Para nós, é um prazer imensurável fazer a inauguração dessa biblioteca. Todo o material de turismo e hotelaria estará aqui à disposição. A Biblioteca é o cérebro da Universidade, e espero que todos possam usufruir essa nossa conquista", comentou a diretora da DIB.

Segundo o chefe do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA, Jonilson Costa, a biblioteca já está em pleno funcionamento e em condição de atender às demandas dos estudantes. Já conseguimos contemplar parte  do acervo, E a biblioteca já está disponível para empréstimo de livros na área de turismo, hotelaria e áreas afins. Os computadores de consulta, os espaços de estudo, de convivência da biblioteca, estão todos já funcionando a partir de hoje" afirma o professor.

Os alunos presentes demonstraram entusiasmo com o novo ambiente de estudos. Para Carlos Menezes, do 4°período de Hotelaria,  o fator diferencial é ter um material de pesquisa nas dependências do curso, facilitando o acesso pelos alunos. "Antes a gente precisava ir até o Câmpus para ter acesso a alguns autores, de forma que nos faltava um referencial de estudos. Acredito que, com a biblioteca e os referenciais específicos de Hotelaria e Turismo, poderemos aprimorar nosso aprendizado", ressaltou.

De acordo com o coordenador do curso de Hotelaria, professor Cairo Cezar Braga, a biblioteca setorial é uma demanda antiga dos discentes e docentes dos dois cursos. Os cursos de Hotelaria e Turismo vieram para o complexo desde 2018, e, desde esse período, esse era um sonho nosso, e hoje este sonho está sendo realizado. Agora, com muitos acervos técnicos, espaços de aprendizado e pesquisa, temos uma ferramenta a mais para potencializar o ensino e estimular as práticas de extensão e pesquisa nos nossos discentes.

A diretora de centro do CCSO, professora Lindalva Martins, enfatizou a qualidade da biblioteca como um bem público. "Trata-se de dois cursos bastante conceituados da nossa Universidade. É motivo de alegria e satisfação, após quatro anos de muitas dificuldades, conseguir entregar uma biblioteca desse porte, tanto para os nossos alunos como para a comunidade, pois precisamos e devemos estar à disposição do cidadão maranhense. A administração superior UFMA se empenhou e priorizou esse espaço de formação, e hoje é um dia para agradecer a todo o pessoal que nos ajudou", afirma Lindalva.

O reitor Natalino Salgado agradeceu aos presentes e relembrou o compromisso da UFMA com a preservação do patrimônio cultural da cidade. "Esse projeto foi pensado e colocado em prática pela força e experiência dos nossos docentes e técnicos. Estamos sempre trabalhando pela qualidade da formação dos nossos alunos. Por meio de parcerias, a Universidade tem realizado e restauração de diversos conjuntos arquitetônicos da cidade, como é o caso da Fábrica Santa Amélia. A UFMA tem contribuído com o patrimônio histórico de São Luís, e esse é um esforço que precisa ser reconhecido pela sociedade maranhense", pontuou.

Saiba mais

Instalada em 1902 na antiga fábrica da Companhia de Laticínios Maranhense, a Fábrica Santa Amélia é um símbolo do desenvolvimento econômico da São Luís do século XIX. Após ser tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional  (Iphan), as imediações da antiga fábrica estão sob responsabilidade da Universidade Federal do Maranhão, que iniciou um processo de restauração no ambiente em 2015. A reforma buscou preservar os traços originais da construção, assim mantendo a identidade arquitetônica e o valor cultural do espaço.

Hoje, o complexo de seis prédios conta com salas de aulas, um hotel-escola, as empresas juniores de Turismo e Hotelaria, um auditório com capacidade para 360 pessoas, um restaurante-escola e laboratórios que auxiliam na aprendizagem dos alunos.

Por: Orlando Ezon

Fotos: Orlando Ezon