UFMA impulsiona 11ª Feira do Empreendedor com estandes e palestras

publicado: 01/07/2024 15h32, última modificação: 02/07/2024 10h45
UFMA participa da 11ª Feira do Empreendedor, em Balsas

Fruto da parceria com o Sebrae Maranhão, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma) e do Centro de Ciências de Balsas, participou da 11ª edição da Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae, que ocorreu em Balsas. Na ocasião, a Universidade contou com dois estandes, onde foram apresentadas as ações promovidas pela Universidade, com ênfase nas inovações. O espaço permitiu que o público pudesse conhecer de perto as iniciativas empreendedoras e tecnológicas desenvolvidas pela UFMA.

A Pró-reitora da Ageufma, Flávia Nascimento, contribuiu nas discussões sobre inovação e empreendedorismo, reforçando a importância da Universidade no cenário empreendedor do estado e demonstrando o comprometimento da UFMA com o desenvolvimento econômico e social da região.

“A equipe da Ageufma agregou-se à equipe do Centro de Ciências de Balsas, que também está apresentando suas competências, com participação de sua diretora Giselia Brito, bem como professores, técnicos e alunos. Ao todo, foram quatro dias de feira, em que pudemos fazer network com empresas da região para apresentar nossos projetos e assim propiciar a realização de acordos de cooperação, bem como viabilizar diversos tipos de parceria com a iniciativa privada. A Educação Empreendedora na UFMA é uma bandeira forte da gestão do reitor, professor Fernando Carvalho, no intuito de aumentar ainda mais o potencial dos nossos discentes de graduação e professores, além de capacitá-los não só para o mercado de trabalho, mas também para serem empreendedores em nosso estado e assim contribuir para o aumento do desenvolvimento socioeconômico da região. A UFMA, sendo membra do conselho deliberativo do SEBRAE, está fortemente associada e comprometida em viabilizar projetos inovadores que tornem o Maranhão um centro de excelência”, salientou Flávia Nascimento sobre a importância da UFMA no evento.

Palestrante e também diretor de Empreendedorismo da Ageufma, Walter César Nunes, salientou a importância de fortalecer vínculos com a cena de empreendedorismo da região: “Nós viemos participar da Feira de Empreendedorismo de Balsas, pois o Sebrae é um parceiro, e nos convidou para vir aqui. Estamos aqui com o Hub de Inovação de Balsas, com professores daqui, fazendo a divulgação da nossa política e do nosso projeto de UFMA empreendedora. Nós estamos incentivando aqui as empresas juniores, as startups que nascem, que estão nascendo na UFMA, incentivando o processo de inovação que está sendo trabalhado pela Universidade Federal. Várias frentes estão sendo abertas aqui nesta feira, e é extremamente importante nós trazermos a Universidade para junto do empresariado aqui de Balsas”.

“Neuroempreendedorismo: como o cérebro identifica oportunidades de negócios” foi a palestra ministrada pelo diretor de Empreendedorismo na Arena Floresta, no dia 28. Durante a apresentação, Walter Nunes destacou as inovações neurocientíficas aplicadas ao mundo dos negócios.

Hélio Trindade Matos, coordenador de Formação Empreendedora e Empresas Juniores, também esteve presente na Feira do Empreendedor com o objetivo de conectar estudantes e novos empreendedores com as oportunidades e os desafios do mercado, incentivando a criação e o crescimento de novas empresas juniores.

Além dos representantes da Ageufma, estiveram presentes docentes e discentes do Centro de Ciências de Balsas, incluindo o espaço de inovação e as empresas juniores.

UFMA no Conselho Deliberativo do SEBRAE

A UFMA faz parte do Conselho Deliberativo do SEBRAE Maranhão, o que reforça ainda mais sua integração e colaboração com o ecossistema empreendedor do estado. A reunião do mês de junho do conselho foi realizada em Balsas, simbolizando o estreitamento das relações entre as instituições e o comprometimento conjunto com o desenvolvimento regional.

Feira do Empreendedor 2024

A Feira do Empreendedor, promovida pelo SEBRAE Maranhão, é reconhecida como um dos principais eventos de empreendedorismo do estado. A edição de 2024 teve por objetivo principal gerar oportunidades para a abertura de novos negócios, bem como a ampliação e inovação de empresas existentes. O evento ofereceu uma programação diversificada, incluindo palestras, workshops, oficinas, consultorias e mentorias, proporcionando um ambiente fértil para o desenvolvimento de ideias e conexões valiosas.

O evento ocorreu entre os dias 27 e 30 de junho, no Ginásio Municipal de Esportes Rei Pelé, em Balsas, uma cidade estratégica para o desenvolvimento econômico do Maranhão, com uma população de 101.767 habitantes e um PIB crescente. Balsas é um polo de inovação tecnológica e empreendedorismo, sendo sede de um câmpus universitário da UFMA, que atua como um centro de formação e desenvolvimento tecnológico.

A UFMA, por meio da Ageufma e do Centro de Ciências de Balsas, reafirmou seu compromisso com a educação empreendedora e o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão e da região ao participar ativamente da Feira do Empreendedor do SEBRAE Maranhão.

Por: Karina Soares