UFMA Imperatriz ganha canal de Rádio e de TV Universitários

publicado: 17/10/2023 16h45, última modificação: 18/10/2023 23h27
Cerimônia de outorga dos novos canais ocorre em Brasília nesta terça-feira, 17
UFMA Imperatriz ganha canal de Rádio e de TV Universitários

O Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), recebeu a concessão de canal de Rádio e de TV Universitários, que ficarão sob a coordenação do Curso de Jornalismo do CCIM. A cerimônia de outorga dos novos canais de rádio e TV universitários ocorreu na tarde desta terça-feira, 17, em Brasília, no auditório do anexo 1 do Palácio do Planalto, com a presença de ministros do Governo Federal e também de representante da gestão superior da UFMA, o reitor professor Natalino Salgado Filho, o vice-reitor, professor Marcos Fabio Belo Matos, e o diretor do CCIM, professor Leonardo Hunaldo.

A iniciativa é uma ação conjunta da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM) e dos Ministérios da Educação e das Comunicações e visa à expansão da Rede Nacional de Comunicação de Pública (RNCP), por meio de novas concessões de Rádio e TV públicas, em especial para as universidades federais. A iniciativa também teve o apoio da Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), por meio do Colégio de Gestores de Comunicação da Andifes (Cogecom).

Para o reitor, professor Natalino Salgado Filho, as outorgas representam um passo adiante na consolidação do processo de interiorização da UFMA. “Esses dois canais vão fortalecer a comunicação pública que é feita no sul do Maranhão, beneficiando, diretamente, os câmpus de Imperatriz, Grajaú e Balsas, ampliando a divulgação das ações da nossa Universidade e levando mais longe nossa identidade institucional”, avalia.

As universidades federais operam, atualmente, cerca de cinquenta estações. A maior parte delas integra a Rede Nacional de Comunicação Pública, que conta com 109 emissoras de rádio e de TV no país. Considerando-se as cem novas estações em potencial, será possível quase triplicar o número de emissoras operadas por universidades federais, ampliando significativamente a rede pública de rádio e televisão.

As novas TV e Rádio universitárias deverão ficar sob a coordenação do curso de Jornalismo de Imperatriz e, em uma etapa posterior, serão buscados recursos para a estruturação técnica das emissoras, como instalações físicas, equipamentos e pessoal. “Tudo isso leva um tempo, mas estamos bastante confiantes de que, em médio prazo, poderemos já ter as emissoras funcionando. Para isso, será vital a busca de recursos financeiros, na forma de aporte de ministérios, projetos e emendas parlamentares”, afirma o vice-reitor da UFMA, professor Marcos Fábio Belo Matos.

O Superintendente de Comunicação e Eventos, Fernando Oliveira, exaltou a conquista para a Universidade. “É mais um compromisso da gestão Natalino Salgado que se concretiza. A comunidade acadêmica do Centro de Ciências de Imperatriz e a comunicação da região tocantina terão muito a ganhar com a implantação de uma emissora de TV e de Rádio universitárias. Parabenizo as equipes da TV UFMA e da Rádio Universidade pelo empenho na formalização da proposta apresentada à EBC.

O diretor do CCIM, professor Leonardo Hunaldo,  avalia a importância das concessões: “A concessão da Rádio e da TV para a UFMA Imperatriz é um marco histórico para comunicação, não apenas da Universidade Federal do Maranhão, mas também de toda a região tocantina, já que essa rádio e essa TV vão trabalhar com uma programação baseada justamente em tudo o que ocorre na região, de eventos acadêmicos, culturais, divulgando as questões regionais. E vem para nos brindar! Nós que temos um curso muito forte de Jornalismo, mestrado em comunicação social e agora a rádio e a TV. Elas vêm para consolidar a comunicação da UFMA Imperatriz”.

De acordo com informações do Cogecom, que trabalhou para que essa iniciativa se realizasse, 31 universidades federais assinaram acordos de parceria com a EBC:

Reitor da UFMA, Natalino Salgado, em assinatura de outorga oara canais de rádio e TV universitário para UFMA de Imperatriz

Apenas Televisão

1. Universidade Federal do Pará (UFPA)

2. Universidade Federal do Ceará (UFC)

3. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)

4. Universidade Federal Rio de Janeiro (UFRJ)

5. Universidade Federal São Carlos (Ufscar)

6. Universidade Federal do Cariri (UFCA)

7. Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Apenas Rádio

1. Universidade Federal do Rio Grande (FURG)