UFMA Imperatriz concede grau a 116 novos profissionais

publicado: 24/10/2023 14h14, última modificação: 24/10/2023 16h40
Solenidade de Colação de Grau referente ao primeiro semestre de 2023 ocorreu na noite da quinta-feira, 19 de outubro
UFMA Imperatriz concede grau a 116 novos profissionais

Foi realizada, na noite da última quinta-feira, 19, a solenidade de Colação de Grau do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na 1ª Igreja Batista de Imperatriz, referente ao primeiro semestre de 2023. Familiares e amigos prestigiaram a cerimônia dos 116 formandos dos cursos de Ciências Contábeis; Ciências Humanas – Sociologia; Ciência Naturais Biologia; Comunicação Social - Jornalismo; Direito e Pedagogia.

Com muita emoção, os formandos celebraram o fechamento de um ciclo, que é a conclusão do curso de ensino superior. O novo bacharel em Direito Lourenço Lucena da Silva lembrou a trajetória dos pais, ambos analfabetos, que vieram da cidade de Pedreiras para Imperatriz. “É um sentimento de muita alegria poder me formar em uma universidade pública. Meus pais são analfabetos, então foi uma jornada muito difícil tanto para entrar quanto para concluir o curso. Hoje é um dia de comemorar uma vitória pra mim e pra minha família”, celebra. Lourenço já foi aprovado no exame da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) e pretende atuar na área previdenciária: “pretendo advogar e atuar na área previdenciária, que é uma área que vou poder ajudar muitas pessoas, como forma também de retribuir com meu conhecimento”.

Zenaide Barreto é mãe da recém-licenciada do curso de Pedagogia Milca Medeiros e estava emocionada por presenciar um momento tão importante na vida da filha. “A gente ver um filho formando é uma coisa maravilhosa. Ela teve uma gestação ao longo da graduação, então foi difícil, mas foi muito gratificante. Hoje veio a família toda prestigiar esse momento”, relatou.

O juramento do curso de Pedagogia foi realizado pelo formando Max Rhuan de Andrade de Sousa. Max é surdo e fez o juramento na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A cerimônia contou ainda com três intérpretes de Libras.

Outro momento de muita emoção, durante a solenidade, foi a outorga de grau  em Ciência Humanas-Sociologia do casal Evandro Pereira Fernandes e Tamiris da Silva Sabino. Eles se conheceram durante o curso e tiveram dois filhos ao longo da graduação. Evandro é um homem com deficiência e já atua como professor de História. Ele contou da parceria em família durante essa fase. “Agora conseguimos concluir essa etapa tão importante para nós, graças a uma força coletiva juntamente com o nosso curso e também com o apoio da família. Como eu sou um homem com deficiência e sou professor, a companheira assumiu muitas ocupações, então conseguimos fazer uma força-tarefa e, hoje, a gente concretiza essa etapa da nossa vida”, celebrou.  Tamiris agora planeja seguir na carreira como professora. “Formados, agora quero prestar concurso, e esperamos caminhar juntos por muitos anos e realizar nossos sonhos que estão por vir” disse.

Para o diretor do CCIM, professor Leonardo Hunaldo dos Santos, o dia foi de muita comemoração. Em seu discurso, o diretor descreveu a noite como memorável. “Hoje é um momento muito especial para todos nós. Formamos mais uma leva de profissionais e também de cidadãos e cidadãs para nossa sociedade. É uma vitória também de todas as famílias. Que vocês possam desfrutar esse diploma com ética e sabedoria e também lembrar o nosso compromisso de fazer uma sociedade cada vez mais igualitária”, destacou.  O diretor reforçou o convite também para quem desejar continuar a carreira acadêmica, já que a UFMA em Imperatriz oferece seis programas de mestrado e um doutorado.

O vice-reitor da Universidade, professor Marcos Fábio Melo Matos, relatou a satisfação de ser oriundo do CCIM, como docente dos cursos de Pedagogia e Jornalismo e do Mestrado em Formação Docente em Práticas Pedagógicas. Ele expressou o desejo de que os formandos tenham a competência necessária para atender aos requisitos exigidos como profissionais e seres humanos e que coloquem as suas respectivas profissões a serviço do engrandecimento da sociedade.

“A colação de grau de um aluno ou uma aluna é constatação da validade do nosso esforço como Instituição de Ensino Superior pública, gratuita e de qualidade para contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do Estado do Maranhão”, descreveu. O vice-reitor Marcos Fábio lembrou, ainda, que a UFMA está há 57 formando jovens maranhenses, com formação profissional, científica e humana, com a melhor qualidade que se pode oferecer.

Por: Lígia Guimarães

Revisão: Ricardo Alvarenga