UFMA Imperatriz celebra dez anos do curso de Medicina

publicado: 08/04/2024 10h33, última modificação: 08/04/2024 10h33
UFMA Imperatriz celebra dez anos do curso de Medicina

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Imperatriz, celebra na data 05 de abril uma década de atuação do curso de Medicina.  A celebração representa um momento significativo para a medicina e para a educação no estado. Ao longo desses dez anos, o curso já formou mais 300 médicos e atualmente conta com 400 alunos matriculados, distribuídos em seus 12 períodos acadêmicos.

Para o coordenador do curso de Medicina, Marcos Antônio Custódio Neto da Silva, o curso de Medicina é referência não só para Imperatriz, mas para toda a região tocantina. “Nossa perspectiva de futuro é que o curso se consolide com excelência e avance cada vez mais, fazendo diferença na vida de milhares de estudantes e toda a comunidade da região”, declara.

A equipe docente do curso é composta por 66 profissionais dedicados e especializados em diversas áreas da saúde, como Medicina, Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Bioquímica, Biomedicina, Nutrição, Odontologia e Fisioterapia. Além do corpo docente, a instituição dispõe de uma equipe administrativa e de laboratório composta por dez técnicos, que desempenham um papel essencial no suporte e funcionamento adequado aos alunos e professores.

O médico egresso da UFMA Imperatriz, Charles Pinheiro, agradece sua formação na Universidade Federal. "Para mim, a UFMA representa a concretização de sonhos. O Campus do Bom Jesus possibilitou que eu, um morador do interior do Maranhão, realizasse meu tão almejado curso de Medicina, contando com o apoio de professores altamente qualificados. Dizer que sou grato à instituição é pouco, pois a UFMA faz parte de mim”.

O diretor do Centro de Ciências da Imperatriz, Leonardo Hunaldo dos Santos, enfatiza a influência do curso como uma referência na região, para a formação de profissionais qualificados: “Todo o conhecimento que é produzido na sala de aula e nos laboratórios, perpassam os muros da universidade. Nós temos muito orgulho de estar completando dez anos de Medicina. Só temos a agradecer a toda sociedade Imperatrizense, por abraçar o curso e abrir portas para esses novos profissionais”, comemora.

A gestão superior da Universidade reforça seu compromisso com a consolidação do curso, que atende a região tocantina. Em julho de 2023 houve a inauguração do prédio do curso

O reitor Fernando Carvalho parabeniza o esforço de todos que fazem parte do curso.  “É com muita satisfação que eu parabenizo todos os discentes, docentes e técnicos administrativos do curso de medicina, que completa dez anos de formação de profissionais de alta qualidade. A Universidade se orgulha em formar profissionais para toda a região tocantina, oferecendo, um curso de excelência”, expressa o reitor.

Confira o vídeo comemorativo dos 10 anos do curso de Medicina da UFMA Imperatriz:

Por: Núcleo de Comunicação do CCIm