UFMA homenageia servidoras e colaboradoras em ação alusiva ao Mês Internacional da Mulher

publicado: 27/03/2024 13h35, última modificação: 27/03/2024 13h35

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), realizou nos dias 21 e 25 de março, uma ação em alusão ao Mês da Mulher com o objetivo de homenagear as servidoras e colaboradoras da instituição. O evento, que ocorreu no Auditório da DTED, tratou-se de uma parceria entre a Coordenação de Atenção à Saúde do Trabalhador (Cass) e da Divisão de Qualidade de Vida (DQV) com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus).

Com o intuito de comemorar o Dia Internacional da Mulher e todo o mês de março, o evento buscou retirar as servidoras e colaboradoras do ambiente de trabalho para uma pausa, servindo como uma alternativa eficaz para aliviar o estresse e melhorar o desempenho em suas funções. Foram ofertados serviços de práticas integrativas, como Auriculoterapia, Ventosaterapia, Aromaterapia, Quick Massage e Massagem Terapêutica, por meio do Projeto Mexa-se, realizado pela SEMUS. A ação ainda contou com a presença de massoterapeutas habilitadas pelo método Topcorpus, além disso, foram distribuídas lembranças e material com informações sobre o Março Lilás, de prevenção ao câncer de colo de útero.

Joseilma de Azevedo Garrido, chefe da Divisão de Qualidade de Vida, comentou sobre a importância do evento: “Sendo a Divisão de Qualidade de Vida um setor responsável por planejar e desenvolver ações de promoção à saúde voltada para os servidores e colaboradores da Universidade, nós entendemos que momentos como esse, que promove uma conscientização do autocuidado, da importância do autocuidado, que promove também aquele momento de pausa durante as atividades do trabalho, que a gente sabe que é necessário e também recomendado que se faça uma pausa para respirar, para relaxar”.

“A gente tem indicações [que ações] como essa podem, de alguma maneira, não só ajudar na produtividade do trabalho, como também ser um agente importante na promoção da saúde, nesse caso, das nossas servidoras e colaboradoras. Nós sabemos que isso ainda é muito pouco diante de todo o universo de necessidades que os nossos servidores têm, de necessidades de saúde física, de saúde mental, mas entendemos que é preciso partir de algum ponto. Então, tivemos essa ideia de trazer essas práticas integrativas [...] entendendo que é um ponto de partida para que a gente traga à tona a importância desses cuidados, a importância de se priorizar, além de homenagear nossas servidoras e colaboradoras por serem um pilar tão importante na construção da história da Universidade” acrescentou Joseilma.

Ao todo, foram feitos 14 atendimentos para Ventosaterapia, 18 atendimentos de Auriculoterapia e Aromaterapia, 15 atendimentos para Quick Massage e 13 atendimentos para Massagem Terapêutica.

Por: Gabriel Jansen