UFMA, Fundação Sousândrade e Deputado de Moçambique discutem cooperação internacional

publicado: 01/02/2024 12h58, última modificação: 02/02/2024 11h06

Recentemente, o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernando Carvalho, reuniu-se com o deputado federal de Moçambique e doutor em Ciências Econômicas, Antônio Niquice, e representantes da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) com a finalidade de discutir um programa de Cooperação Internacional entre a UFMA e instituições de ensino superior de Moçambique, estreitando ainda mais os laços entre o Brasil e o país africano.

Nesse contexto da cooperação internacional, o deputado federal Antônio Niquice vai desempenhar um papel fundamental na articulação do programa. Para o parlamentar, a reunião foi um momento para construir pontes. “Estamos aqui a costurar pontes para ver como podemos capitalizar oportunidades que daí poderão emergir, para que, no nível da pesquisa, investigação, produção da ciência e do conhecimento, nós possamos estreitar relações entre o Brasil e Moçambique, entre universidade moçambicanas e brasileiras, e permitir que haja um intercâmbio entre estudantes e pesquisadores. Estou bastante impressionado com a qualidade de produção científica e intelectual aqui da UFMA”, destacou Niquice.

O reitor Fernando Carvalho, durante sua gestão, tem levantado a bandeira da importância de parcerias para evoluir. No âmbito das cooperações internacionais, “se cada vez mais fizermos parcerias, a gente vai ter mais chances de buscar recursos internacionais, que financiem parceria como esta que estamos iniciando”, declarou o reitor.

Reunião de Cooperação Internacional - UFMA e Moçambique - 01 - 02 - 2024

Há 2 anos, a FSADU tem traçado uma cooperação internacional, como parte do Plano de desenvolvimento Institucional, que deve inserir a Fundação como produtora de conhecimento, tecnologia e inovação, garantindo mais qualidade à instituição. Com esse propósito, o encontro foi um momento de aproximação efetiva, que fez parte da agenda de ações estratégicas da Fundação Sousândrade para desenvolver um programa de cooperação internacional entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e universidades de Moçambique.

Para Evangelina Noronha, presidente da Fundação Sousândrade, a reunião concretizou um avanço no programa de Cooperação Internacional. “Há dois anos, estamos tentando uma parceria com Moçambique. Então, o objetivo da reunião foi trazer o deputado para tentar tornar essa parceria mais concreta. O encontro foi produtivo, e nós conseguimos materializar essa parceria, começando pelos cursos de pós-graduação”, avaliou a presidente.

Estiveram presentes na reunião, a pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, Flávia Nascimento, o coordenador de convênios e parcerias internacionais, Wendel Silva dos Santos, a pró-reitora de extensão e cultura, Zefinha Bentivi, o superintendente de comunicação e eventos, Márcos Fábio Belo Matos, e o Diretor de Planejamento e Inovação da FSADU, Raimundo Nonato Palhano Silva.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade