VISITAS INSTITUCIONAIS

UFMA fortalece parcerias com a Equatorial Maranhão para garantir oferta sustentável de energia nos câmpus

publicado: 07/02/2024 15h01, última modificação: 09/02/2024 12h55

Como parte da agenda de visitas institucionais voltadas para fortalecer laços e estabelecer parcerias, o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, juntamente com sua equipe de pró-reitores e superintendentes, visitou, nessa terça-feira, 6, a direção executiva do grupo Equatorial Maranhão. A comitiva foi recebida pelo Diretor Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, e por profissionais responsáveis pelo planejamento, relacionamento com grandes clientes, relações institucionais e execução de projetos do grupo.

O objetivo principal do encontro foi discutir iniciativas relacionadas à eficiência energética, energia limpa e sustentável, assim como a viabilidade da implementação de uma subestação de energia 69 KVa na Cidade Universitária, em São Luís. Durante a reunião, representantes da UFMA e da Equatorial Maranhão exploraram oportunidades para o uso de fontes renováveis de energia e estratégias para a implementação de recursos que possam resultar na redução das despesas com energia da universidade.

Conforme destacado pelo reitor da UFMA, Fernando Carvalho, a instalação da subestação proporcionaria maior autonomia à instituição no gerenciamento de sua infraestrutura elétrica, permitindo um controle mais eficiente e personalizado de sua demanda energética.

“Entre os pontos que foram discutidos entre a equipe da UFMA e da Equatorial, estava a questão da implantação de uma subestação de energia na Universidade, considerando que a UFMA precisa estabilizar mais sua energia e precisa reduzir seus custos com eletricidade para que a gente possa aplicar esses recursos no ensino, na pesquisa, na extensão, na internalização e em outras áreas afins” pontuou o reitor.

O presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, reiterou o compromisso da empresa em apoiar iniciativas voltadas para o uso responsável e sustentável da energia elétrica.

“[A Universidade Federal do Maranhão] é uma instituição com a qual temos muitos projetos em comum. Estamos avaliando outras parcerias na área de energia, na área de eficiência energética, como também na área de inteligência artificial. Foi uma oportunidade de aproximação para definirmos outros passos, novas diretrizes, para trabalharmos em conjunto. A Equatorial tem muito interesse, dentro dos seus objetivos de desenvolvimento social, de ter uma educação de qualidade, e a Universidade Federal do Maranhão é um exemplo disso. Então, teremos, sim, parcerias fortes, saímos daqui confiantes de que temos caminhos a perseguir, mas, certamente, toda a comunidade vai sair ganhando” garantiu Sérvio Túlio.

Visita de relacionamento da gestão superior da UFMA à Equatorial - 06.02.2024

Ambas as partes concordaram em formar grupos de trabalho para detalhar os planos e as etapas práticas necessárias para a implementação dessas iniciativas. Juntamente com o reitor, o superintendente de infraestrutura (Sinfra) da UFMA, Guilherme Abreu, apresentou o projeto elaborado pela instituição para a possível execução da obra na Universidade.

“Hoje aqui já foram acertados alguns protocolos de intenção, principalmente, nessa área de energia na qual eu, como superintendente de infraestrutura, vou tratar direto com a Equatorial, destacando a construção da nossa subestação de energia. Nada melhor do que a Equatorial, que tem todo uma estrutura nessa área, que possa nos ajudar, visto que hoje é uma grande necessidade da UFMA” observou.

Os próximos passos envolvem a elaboração de uma série de estratégias planejadas para oferecer maior eficiência energética a toda a comunidade acadêmica e ao entorno.

Por: Sarah Dantas

Fotos: Sarah Dantas