UFMA firma parcerias com Sedes e MPA para desenvolvimento da cadeia produtiva do caranguejo-uçá, em Araioses

publicado: 20/12/2023 11h35, última modificação: 20/12/2023 15h22
UFMA firma parcerias com Sedes e MPA para desenvolvimento da cadeia produtiva do Caranguejo-uçá, em Araioses

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Ageufma, firmou parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) para o desenvolvimento da cadeia produtiva do caranguejo-uçá nas comunidades tradicionais de Araioses, no Maranhão. O projeto visa não apenas capacitar os pescadores e trabalhadores extrativistas, mas também modernizar e fortalecer a cadeia produtiva do caranguejo, ampliando o mercado e impactando positivamente no desenvolvimento local.

A parceria prevê a captação de recursos para o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica, visando à sustentabilidade e ao aumento da produtividade. Além disso, representa um passo significativo para a promoção do agroextrativismo sustentável e a melhoria das condições de trabalho e geração de renda para as comunidades envolvidas.

O projeto conta com a coordenação do professor Danilo Lopes, do curso de Engenharia de Pesca, que explica o firmamento dessa parceria: no primeiro momento, foram desenvolvidas ações voltadas ao diagnóstico da cadeia produtiva da pesca do caranguejo e o apoio técnico para a criação e consolidação da cooperativa. O segundo passo foi realizado a partir de uma parceria da UFMA e o MPA, visando à realização de um projeto de pesquisa destinado à cadeia produtiva do caranguejo.

“Ambas as ações são de suma importância para a consolidação da cooperativa bem como para o desenvolvimento de práticas sustentáveis e a certificação dos produtos oriundos da pesca artesanal do caranguejo no município de Araioses e áreas adjacentes”, ressaltou o professor.

Ademais, o coordenador explicou que a parceria fortalece a comunidade que atua na cadeia produtiva do caranguejo na região do Delta do Parnaíba, promovendo a geração de renda e o desenvolvimento socioeconômico e cultural no município. “Além disso, servirá como campo de estágio para diversos cursos da UFMA, como Engenharia de Pesca, Engenharia de Alimentos, Administração, Engenharia Ambiental, Engenharia de Transportes e outros cursos de ampla relevância presentes em nossa instituição”, expôs.

A professora Priscila Bernardes, também do curso de Engenharia de Pesca, avaliou a parceria para desenvolver a cadeia como uma iniciativa abrangente e promissora. Além disso, Priscila revela que o projeto buscará soluções inovadoras para a pesca, além de proporcionar organização comunitária, empreendedorismo, gestão de negócios e conservação ambiental. A certificação de sustentabilidade, a criação da cooperativa e sistemas para acordos comerciais justos, demonstram, segundo a professora, um compromisso integral com o desenvolvimento sustentável.

“Essa parceria beneficia a Universidade ao capacitar a mão de obra e captar financiamento, enquanto, para a comunidade de Araioses, representa melhorias significativas nas condições de trabalho e renda, promovendo impacto positivo na economia local e enfatizando a importância da união entre academia, setor público e entidades privadas para soluções inovadoras e sustentáveis”, analisou Priscila.

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras