publicado: 04/05/2021 17h26, última modificação: 04/05/2021 23h18
O Curso “Multiplicadores do Empreendedorismo Comunitário do Turismo” envolveu 65 atores sociais ligados ao setor turístico representando 45 municípios maranhenses
UFMA finaliza curso realizado em parceria com o Ministério do Turismo, com participação de municípios maranhenses.jpg

No dia 29 de abril, foi realizada a conclusão do curso “Multiplicadores do Empreendedorismo Comunitário no Turismo”, promovido pelo Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (DETUH-UFMA), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e o Ministério do Turismo (MTur). Essa ação está vinculada ao projeto “Concepção de Referenciais Metodológicos para os Planos Territoriais, Programas e Projetos de Qualificação no Turismo Nacional” de iniciativa do MTur e coordenado nacionalmente pela UnB. No Maranhão, a coordenação regional é dos docentes David Bouças, Anderson Miranda e Davi Andrade (DETUH-UFMA).

No total, participaram 65 atores sociais do turismo, entre gestores públicos e privados, e lideranças comunitárias de 45 municípios maranhenses, os quais foram qualificados para atuar como agentes multiplicadores do empreendedorismo comunitário nas suas localidades. Os conteúdos trabalhados abordaram sobre o turismo de base comunitária, a hospitalidade, estratégia, o empreendedorismo e a inovação no turismo.

As aulas, realizadas sempre às terças e quintas-feira, das 19h às 21h, por meio da plataforma Google Meet, tiveram início no dia 13 de abril. Foram utilizadas outras ferramentas para facilitar a comunicação e aprendizagem, como o Google Classroom, grupo no WhatsApp, e o canal do Curso Multiplicadores no YouTube, visando disponibilizar os conteúdos para os mais de 300 inscritos nessa atividade de qualificação.

Para Luana Oliveira, de Centro Novo do Maranhão, a participação no Curso abre novas possibilidades de desenvolver o turismo na sua comunidade. "Foi muito bom o aprendizado, tenho certeza de que vou poder ajudar meu município com as ideias que minaram na minha mente depois desse curso. Obrigada, professores e colegas de turma, foi uma experiência bem proveitosa, vi lugares lindos e que com certeza mostram o potencial turístico do nosso Maranhão", afirmou.

Para o professor David Bouças, um dos coordenadores do curso, a ação foi uma oportunidade ímpar de levar, a dezenas de municípios maranhenses, conhecimentos que fomentem o turismo apoiado nos saberes e fazeres das comunidades. "Cada participante tem potencial para liderar as articulações e orientações na construção de roteiros que beneficiem social e economicamente as populações envolvidas", enfatizou.

Por: David Bouças