UFMA entrega título Doutora Honoris Causa para reitora de universidade em Moçambique

publicado: 26/06/2023 16h42, última modificação: 02/10/2023 13h53
“Da beleza, da justiça social e da necessidade da diversidade na Educação”, defende Emília Nhalevilo
UFMA entrega título Doutor Honoris Causa para reitora de universidade em Moçambique

A Universidade Federal do Maranhão realizou, na sexta-feira, 23, no Palácio Cristo Rei, Centro de São Luís, a solenidade de entrega do título “Doutora Honoris Causa” a Emília Zulmira de Fátima Afonso Nhalevilo. O título é oferecido a personalidades que se distinguem pelo saber ou pela atuação em prol da filosofia, das ciências, da técnica, das artes e das letras ou ainda pelo melhor entendimento entre os povos ou em defesa dos direitos humanos.

Emília Nhalevilo é reitora da Universidade Púnguè, em Moçambique, sendo a primeira mulher a ocupar esse cargo em uma universidade pública moçambicana. Atualmente, é considerada uma das cem personalidades africanas mais influentes da África Lusófona – segundo dossiê organizado pela African Shapers. É poliglota, se comunica em português, inglês, ronga, chope e ndau.

Ela também foi presidenta da “African Association For The Study Of Indigenous Knowledge Systems” e da “Associação Moçambicana de Investigação em Educação de Matemática, Ciências e Tecnologia”, vice-presidenta da “Southern Africa Research And Innovation Management Association (Sarima)”, e membro do comitê executivo da “Associação da África Austral de Investigação em Matemática, Ciências e Tecnologia (Saarmste).

A homenageada destacou que é muito satisfatório receber esse título, porque ela trabalha e colabora há muito tempo com a UFMA. “A minha carreira é na educação, sou professora há mais de trinta e cinco anos e, durante esse tempo, sempre me dediquei por uma educação mais justa para todos, respeitando as diferenças e a diversidade das pessoas”, contou.

O reitor Natalino Salgado parabenizou a professora Nhalevilo e reconheceu a importância dos trabalhos realizados por ela. “Esta sessão solene é muito significativa porque aqui nós estamos fazendo a entrega oficial de um diploma honorífico, o maior título que as instituições federais de ensino oferecem a personalidade públicas que têm relevantes serviços prestados para a sociedade nas diversas áreas, e esse é o caso da homenageada”, expressou.

O reitor também relembrou o intercâmbio de cooperação técnica que a UFMA mantém entre a reitora Emília Nhalevilo e o curso Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros, que foi criado em 2015 e implementado em 2016. “É o único curso que existe no Brasil, ele tem docentes altamente qualificados e nós estamos conseguindo formar profissionais nessa área, o que consideramos excelente”, pontua.

Além do reitor, estiveram na mesa de abertura o vice-reitor, Marcos Fábio Belo Matos; a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec) Zefinha Bentivi; o pró-reitor de Assistência Estudantil (Proaes), Leonardo Silva Soares; o coordenador da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, Rosenverck Estrela Santos; e a professora da Licenciatura Interdisciplinar Em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, Kátia Evangelista Regis.

O coordenador da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, Rosenverck Estrela Santos, enfatizou a relevância da professora Emília para o curso. “A reitora Nhalevilo, desde o começo da criação do curso, tem feito e exercido trabalhos conosco, por isso ela foi fundamental para a criação dele, e isso é essencial para inúmeros jovens, homens e mulheres que já estão trabalhando e desenvolvendo políticas antirracistas”, relatou.

Por: Layane Garcêz

Produção: Alan Veras