UFMA entrega presentes para crianças da Creche Cristo Rei em alusão à ação "Papai Noel dos Correios"

publicado: 15/12/2023 11h42, última modificação: 15/12/2023 15h54
UFMA entrega presentes para crianças da Creche Cristo Rei em alusão a ação "Papai Noel dos Correios"

Para trazer alegria e realizar sonhos das crianças da Creche Cristo Rei, no Sá Viana, nessa quinta-feira, 14, a administração da UFMA marcou presença junto ao Ministro das Comunicações do governo federal, Juscelino Filho, na entrega dos presentes da Campanha Papai Noel dos Correios.

A campanha é a maior ação social natalina do país e contempla pedidos de crianças do 1º ao 5º ano de escolas da rede pública e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos, tendo por objetivo incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita de cartas pelas crianças. As cartas são levadas e adotadas por pessoas de várias empresas e instituições parceiras, e, com a UFMA, não foi diferente. Servidores, terceirizados, colaboradores e discentes da Universidade uniram-se para adotar as cartinhas das crianças da Creche Cristo Rei, comprometendo-se a presentear os itens solicitados por elas.

Como define o ministro Juscelino Filho, a ação simboliza um importante ato de solidariedade e humanidade realizada pelos Correios há mais de 30 anos. “Nós abraçamos essa causa ainda mais forte. Estivemos com o presidente Lula, que também abraçou, junto a todo o governo, para que pudéssemos ampliar e transformar o Natal de milhares de crianças, que, por vezes, não têm condição de receber um presente de Natal. É nessa linha que nos fazemos presente aqui hoje, firmando essa parceria com a UFMA e outras demais instituições participantes do projeto”, felicitou.

A campanha este ano no Maranhão superou todas as outras edições, recebendo cerca de 3.000 cartas, como expõe o superintendente dos Correios do estado, Thiago Silva Serra. “Estamos trabalhando para atender a todos os pedidos dessas crianças. A UFMA é uma de nossas madrinhas institucionais e, todos os anos, tem estado conosco nesse projeto, ajudando-nos a crescer e adotar mais cartinhas todos os anos”, agradeceu.

Entrega de Presentes de Natal - 14.12.23

A pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade, professora Zefinha Bentivi, na ocasião, ressaltou o olhar social da administração da UFMA e o papel e compromisso social com aqueles que mais precisam. “Esse é um momento de grande emoção e de grande responsabilidade. Hoje, a administração da Universidade veio prestigiar essa ação, que é dos Correios, não só como servidores da Universidade, mas como parte da sociedade civil organizada. Nós somos parte dessa sociedade e ficamos felizes de estar aqui neste momento”, destacou.

Dayane Gonçalves Castro, vice-diretora da Creche Cristo Rei, conta que a creche participa pelo terceiro ano consecutivo e que toda a campanha a emociona. “Para nós, é um privilégio colocar as crianças para fazer as cartas, incentivá-las a melhorar a letra e escrita deles, e podemos ver a alegria deles quando eles fazem, por isso, para nós, é muito gratificante”, expressou.

Maria Lúcia Santos Pereira, mãe de Enzo Gabriel, estudante da creche, avaliou a ação dos Correios e da UFMA  como positiva, não apenas pelo presente, mas pela possibilidade de ver a alegria do seu filho em escrever a carta e posteriormente receber o presente. “O sorriso de um filho para nós, mães, é inestimável, por isso só tenho a agradecer a essa campanha e à Universidade”, finalizou.

Por: Juan Terra

Fotos: Gabriel Jansen