SIMPÓSIO EM CHAPADINHA E SÃO BERNARDO

UFMA empreendedora: cresce número de empresas juniores e startups

publicado: 27/04/2023 11h36, última modificação: 27/04/2023 14h17
AGEUFMA apresenta dados de avanços e reforça fomento à inovação e internacionalização do ensino superior
UFMA empreendedora: cresce número de empresas juniores e startups

O pró-reitor da Pró-reitoria da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da UFMA (AGEUFMA), professor doutor Fernando Carvalho Silva, durante os Simpósios da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Chapadinha e São Bernardo, entre os dias 25 e 28 de abril, apresentou dados de avanços e reforçou o fomento à inovação e internacionalização do ensino superior. Entre os avanços, estão o crescimento de empresas juniores e startups.

Empresas juniores cresceram mais de 100% entre 2019 e 2020, sendo vinte empresas ativas, sete empresas em processo de reativação e sete pedidos de novas empresas. Além disso,  a UFMA obteve também um crescimento de 122% no número de discentes nas empresas juniores entre 2019 e 2022.

O pró-reitor ainda apresentou o Programa UFMA Empreendedora, que contempla cinco subprogramas que permitirão fomentar o empreendedorismo em diversas vertentes junto à comunidade acadêmica:

• Programa Educação Empreendedora

• Programa UFMA Criativa

• Programa Startup UFMA

• Programa de Criação do Parque Tecnológico

“Tanto a pesquisa como o empreendedorismo e a inovação são eixos fundamentais para o desenvolvimento da Instituição. Investir nessas áreas é dar aos nossos discentes a oportunidade de conhecer o empreendedorismo acadêmico e também de criar sua própria empresa júnior ou criar startups dentro da Universidade. Nós estamos formando nossos discentes com as habilidades comportamentais que são necessárias para um mercado de trabalho tanto para ser empregado como para ser empregador”, ressaltou o pró-reitor Fernando Carvalho.

Além do empreendedorismo, segundo dados apresentados na palestra, houve ainda um crescimento do número de docentes na UFMA, entre 2007 e 2022, de 784 docentes (sendo 266 doutores) o número cresceu para 1721 docentes (sendo 1330 doutores). Percentualmente falando, um crescimento de 119% no número de docentes nesse período e um crescimento de 400% no número de doutores nesse período.

A UFMA, por meio da AGEUFMA, reforça ainda a sua internacionalização por meio de Protocolo de Intenção, do Acordo de Cooperação Científico e Academico e dos Convênios Celebrados com IES no ano de 2022 com as seguintes universidades espalhadas por diversos países, abaixo:

• Universidad Austral de Chile (Chile);

• Universidad de Santiago de Compostela (Espanha) - renovação;

• Universidade de Lisboa (Portugal) - renovação;

• Institut Català de Recerca de l'Aigua, ICRA (Espanha) - renovação;

• University of Aarhus (Dinamarca);

• University of Leeds (Grã-Bretanha) - Acordo de projeto: "Biodiversity and ecology of tropical fishes";

• Universita Airlangga (indonésia) - Acordo de projeto: "Study of the diversity of vulnerable freshwater fishes on the southern Java";

A Universidade, no mesmo ano, firmou ainda acordo com a empresa Healthium-Healthcare Software Solutions S.A., de Portugal, para utilização do Software Nutrium®.

Por: Aline Alencar

Fotos: Aline Alencar