UFMA, em parceria com a PMMA, inicia curso de especialização“Comando e Estado Maior” com aula inaugural

publicado: 14/05/2024 16h41, última modificação: 14/05/2024 16h54
UFMA, em parceria com a PMMA, inicia curso Lato Sensu “Comando e Estado Maior” com aula inaugural

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com a Polícia Militar do Maranhão (PMMA), deu início ao curso de especialização “Comando e Estado Maior” com a aula inaugural, que ocorreu na última segunda-feira, 13, no Auditório Central da UFMA, Câmpus Dom Delgado, que contou com a palestra on-line do professor Clay Chagas, reitor da Universidade Estadual do Pará (UEPA).

A mesa de honra de abertura que foi composta por Maurício Ribeiro Martins, secretário de Segurança Pública do Maranhão; Leonardo Soares, vice-reitor da UFMA; Paulo Fernando Moura Queiroz, Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão; Márcio Silva, diretor de ensino; Nicolau Sauaia, comandante da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias, e da professora Rosângela Maria, coordenadora do Curso de Especialização “Comando e Estado Maior”.

O curso atende a lei orgânica 14.751/23, que estabelece novos parâmetros e requisitos para formação e capacitação dos profissionais da segurança e terá duração de 370 horas, ocorrendo na modalidade de ensino à distância com previsão de término para agosto. O curso atenderá cerca de 110 oficiais superiores, sendo 104 voltados para o quadro de combatentes e 6 voltados pra oficiais de saúde, todos da PMMA.

Leonardo Soares, vice reitor da UFMA, destacou a importância da parceria entre a Universidade e a PMMA na capacitação de oficiais superiores: “A UFMA tem várias parcerias com a Polícia Militar, que perpassam desde parcerias para a segurança da nossa instituição, e também uma oferta de cursos para a capacitação da PMMA. Hoje, por meio do Curso de Administração e da Ageufma, estamos iniciando mais um curso de especialização, que é o Curso de 'Comando e Estado Maior' para a formação de majores da Polícia Militar do Maranhão. Estamos muito louvados em poder ofertar essa possibilidade a esses profissionais da segurança pública do nosso estado”.

A coordenadora do Curso de Especialização “Comando e Estado Maior”, Rosângela Maria, destacou a importância dessa especialização no cenário educativo dos oficiais.

"O curso veio a partir da nova remodelação que houve na lei orgânica das polícias militares do Brasil, que atrela a última progressão funcional dos oficiais que ocupam cargos de gestão dentro da polícia, das polícias, logo incluímos o corpo de bombeiro e polícia militar. Atrelamos a última progressão, a realização de um curso de pós-graduação em universidade pública, essa medida, ela favorece a toda a sociedade brasileira. Primeiro, aos nossos policiais, porque eles terão acesso a toda uma metodologia de gestão atualizada, gestão de indicadores, gestão de pessoas, gestão de processos atualizada com professores da Universidade Federal e como o curso está sendo oferecido pelo Departamento de Ciências Contábeis, Imobiliárias e Administração, os nossos professores de Administração e Contábeis vão estar aqui, e também professores convidados. [...] Então é um ganho pra todos nós, um ganho pra universidade, que mais uma vez cumpre o seu papel, de qualificar esses oficiais", observou a professora.

Para Márcio Silva, diretor de ensino do curso de capacitação dos oficiais, a formação dos oficias beneficia toda a sociedade, que irá aproveitar dos frutos produzidos dentro da academia e serão repassados nas futuras ações da Polícia Militar. “É uma grande satisfação nós estarmos iniciando esse curso. É o curso de comando e gestão da Polícia Militar, ele vai favorecer a qualificação de oficiais superiores da Polícia Militar pra que possa exercer a sua atividade dentro das cadeias do alto nível e de alto comando na Polícia Militar".

Raimundo Borba Lima, tenente coronel da PMMA e um dos alunos do curso descreve suas expectativas: “Hoje estamos aqui na UFMA para a aula inaugural do curso de Comando e Estado Maior, curso esse de uma importância extremamente relevante para nós, não só para mim, evidentemente, mas para os demais alunos aqui inscritos, tendo em vista que é o curso que vai nos habilitar a sermos promovidos ao último posto da corporação. A expectativa é muito grande, tendo em vista a credibilidade que a Universidade Federal possui a nível nacional, proporcionando uma ótima formação para nós”.

Presente na aula inaugural, o tenente coronel Márcio André pontuou os impactos que essa formação para a corporação e para a sociedade: “Queria primeiramente agradecer a UFMA por abrir as portas para a Polícia Militar do Maranhão mais uma vez e proporcionar esse curso de Comando e Estado Maior, curso importante para otimizar o serviço prestado pela polícia, visto que dar a oportunidade aos oficiais se capacitarem e se instituírem para oferecer um serviço melhor para a sociedade. A nível de comando, uma Polícia Militar que tem um estado maior fortalecido, um estado maior capacitado, ela vai oferecer melhores condições de trabalho a nível do comando e estratégia de planejamento em relação ao combate de criminalidade na sociedade maranhense. Então agradeço mais uma vez a UFMA por abrir as portas, não é a primeira vez que a UFMA tem esse convênio com a Polícia Militar do Maranhão. E isso é importante. Ganha a UFMA, ganha a Polícia Militar e ganha a sociedade maranhense”.

Aula Inaugural do Curso de Especialização "Comando e Estado Maior"/CCEM - 13.05.2024

Por: Karina Soares e Camilla Fernanda

Fotos: Gabriel Jansen