UFMA e UNICAMP abrem edital para Mestrado em Matemática Aplicada e Computacional

publicado: 05/07/2024 11h44, última modificação: 05/07/2024 13h29
Inscrições podem ser realizadas entre os dias 5 e 14 de julho. A prova será aplicada no dia 19 de julho, nos câmpus do continente
UFMA divulga edital para Mestrado em Matemática Aplicada em parceria com a Unicamp

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) divulga a abertura do edital para a primeira turma do Mestrado Profissional em Matemática Aplicada e Computacional na instituição. O curso é oferecido em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), resultado de uma cooperação técnica entre as instituições. O principal objetivo é capacitar professores e técnicos em educação no interior do estado na área de matemática aplicada e computacional.

O curso visa atender servidores da Universidade Federal do Maranhão, da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc), além de atender à comunidade em geral.

Nesse primeiro edital, serão oferecidas cinquenta vagas, sendo dez destinadas para servidores da UFMA, vinte para servidores efetivos da Seduc e vinte para a ampla concorrência. As inscrições podem ser realizadas a partir de hoje, 5, até o dia 14 de julho, por meio do site (acesse aqui).

A destinação de vagas para servidores da Seduc surgiu da necessidade inerente da própria secretaria em qualificar seus profissionais. Ao reconhecer a importância de um corpo docente bem-preparado e continuamente atualizado, a Seduc identificou que investir na capacitação dos seus servidores é essencial para garantir a qualidade do ensino.

O coordenador do programa na UFMA, professor Arlane Vieira, destaca que esse é o primeiro curso de matemática aplicada e computacional em nível de pós-graduação stricto sensu no estado. Arlane enfatiza que a Universidade está oferecendo, de forma inovadora, um curso de alto nível no interior do estado. “Essa parceria leva aos diversos espaços do nosso estado, que é muito grande, um curso que é de alto nível e vai propiciar a formação de novos profissionais na área de matemática aplicada e computacional, que vai contribuir não só com a formação de alunos, mas também de grupos de pesquisas e com a formação de professores que vão atuar nas diversas instituições do nosso estado. Todas essas instituições demandam por profissionais da área de matemática para seus cursos de graduação e também para desenvolvimento de pesquisas e inovação, que são necessárias para o desenvolvimento do nosso estado”.

Mestrado Profissional em Matemática Aplicada e Computacional - O Programa de Pós-Graduação em Matemática do IMECC tem se estabelecido como um dos principais centros de formação de pesquisadores em Matemática na América Latina. Os ex-alunos do IMECC destacam-se como docentes e pesquisadores de excelência tanto no Brasil quanto no exterior.

A formação é voltada para graduados em Ciências Exatas e da Natureza, bem como para bacharéis e tecnólogos que atuem como docentes no Ensino Médio e na Educação Profissional Técnica e Tecnológica de nível Médio. Os candidatos devem comprovar, por meio de documentação, o exercício profissional no referido nível de ensino. Além disso, devem ser professores efetivos, não estar em processo de aposentadoria e não serem aposentados.

O processo de seleção para a turma de Mestrado seguirá as regras e os procedimentos estabelecidos no edital. A seleção ocorrerá por meio do histórico acadêmico do candidato; carta de interesse; e prova escrita nas disciplinas: Álgebra Linear e Cálculo I. As provas de seleção serão realizadas no dia 19 de julho em todos os centros do interior da UFMA: Bacabal, Balsas, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro e São Bernardo. No ato da inscrição, o candidato deve indicar o local onde deseja realizar o exame específico.

As aulas serão realizadas de modo presencial, a partir do segundo semestre, no Centro de Ciências de Codó, e transmitidas ao vivo para todos os câmpus do continente, com o objetivo de atender a profissionais do interior do Estado do Maranhão.

O programa contará com docentes da UFMA, da Unicamp e a colaboração de outras instituições de ensino do estado, como a Uemasul e o IFMA.

Acesse o edital completo aqui.

Curso preparatório - Exame de Admissão

Para auxiliar e preparar os candidatos para a prova escrita da seleção, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) oferecerá um curso preparatório gratuito e on-line. Serão disponibilizadas 240 vagas, e as inscrições para o curso podem ser realizadas até o dia 10 de julho, por meio do QR Code abaixo.

As aulas serão realizadas de 9 a 18 de julho, todas as segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 19h às 21h30.

O curso preparatório é oferecido pelo Centro de Ciências de Codó, em parceria com o Centro de Ciências de Bacabal (CCBL), e com os cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) tanto do CCBL como do Câmpus São Luís.

Por: Sarah Dantas

Revisão: Jáder Cavalcante