UFMA e Teatro Arthur Azevedo promovem curso gratuito de cordel para mulheres

publicado: 21/06/2023 11h22, última modificação: 21/06/2023 12h13
Oficina será ministrada pela professora Gisa Carvalho, do Departamento de Comunicação Social, e pela poetisa cordelista premiada Goreth Pereira
UFMA e Teatro Arthur Azevedo promovem curso gratuito de cordel para mulheres

Começa, no próximo dia 1º de julho, sábado, no Teatro Arthur Azevedo, o Curso de Cordel para Mulheres. Trata-se de uma formação prática em que as interessadas vão aprender desde a história dos folhetos até as normas para a construção do poema, respeitando a estrutura de métrica e rima. O curso será dividido em dois momentos e vai até o dia 8 de julho, quando será realizado um sarau de declamação das produções.

Quem participar dos dois dias de atividades receberá um certificado de 8h/aula e ainda poderá gravar a declamação de seu poema. A ideia é que essas produções também circulem pelas redes sociais do TAA. Para Goreth Pereira, cordelista e professora da oficina, essa é uma oportunidade de empreendedorismo para as mulheres. “Vamos mostrar que dá para fazer do cordel uma fonte de renda, ao mesmo tempo em que a gente se alegra produzindo cultura”, detalhou a poetisa.

A parceria entre a UFMA e o Teatro Arthur Azevedo para a realização deste projeto mostra o enorme potencial das relações entre a cultura e as diversas formas de saber. Segundo Victor Silper, diretor do teatro, “residir projetos artísticos e culturais nessa parceria coloca o Teatro Arthur Azevedo na esteira de instituições que valorizam os saberes advindos de espaços e realidades diversas”. O diretor comenta, ainda, que o TAA valoriza projetos gratuitos e que promovem discussões para pensar e fazer cultura na atualidade, dentro de questões que permeiam o entendimento de contemporaneidade, com base no estreitamento de laços entre a Universidade, o Teatro e a comunidade no geral.

Como atividade de extensão, o curso tem o objetivo de ampliar socialmente o conhecimento produzido na Universidade. Essa oficina é um desdobramento do projeto de pesquisa “Raimunda Frazão e o cordel de mulher no Maranhão” (UFMA) e do projeto “Comunicação, Jornalismo e Colonialidades do Saber e do Poder: dimensões teóricas, metodológicas e analíticas”, financiado pelo edital Universal CNPq (2022). Gisa Carvalho, professora de comunicação e coordenadora do curso, explica que essa ação está totalmente integrada às reflexões conceituais e políticas que são trabalhadas nos projetos, porque prioriza a rede de conhecimentos produzidos e compartilhados por mulheres.

Para se inscrever, basta preencher o formulário https://forms.gle/jNpE5TRF5DGHCjQ37