UFMA e Secretaria Municipal de Saúde firmam convênio para proporcionar estágios curriculares na área da saúde no Hospital Municipal Djalma Marques, conhecido como Socorrão I

publicado: 02/06/2021 23h29, última modificação: 05/06/2021 14h26

Na tarde dessa terça-feira, a Universidade Federal do Maranhão e o Hospital Municipal Djalma Marques (HMDM), mais conhecido como Socorrão I, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), assinaram um termo de convênio que concede a respectiva unidade de saúde de São Luís como campo de estágio curicular para estudantes da área de saúde, no primeiro momento, a discentes de Medicina e Enfermagem.

Segundo a pró-reitora de Ensino da UFMA, Isabel Ibarra, o ato permite que estudantes dos últimos períodos da área da saúde selecionados pelas coordenações de estágio possam preencher cargas horárias em disciplinas voltadas para a urgência e emergência, nos casos de Medicina e Enfermagem, em que atenderão ao público, sempre com a presença de um supervisor técnico no local e sob avaliação de um supervisor docente.

Ela também informou que os alunos já estarão aptos para atuar no Hospital Djalma Marques já na próxima semana, com o início do semestre letivo, em que as coordenações de estágio encaminharão os alunos que farão estágio no local, respeitando o protocolo sanitário que é já é aplicado em unidades de saúde como o Hospital Universitário da UFMA.

“Isso é extremamente importante, pois amplia o campo de prática, tanto em residência, quanto em estágio, aos nossos alunos de graduação. Além do Hospital Universitário, principal campo de estágio entre todos da área da saúde, temos também em ambientes das secretarias municipal e estadual, e agora, com o Socorrão I, que recebe muitos pacientes”, analisou a pró-reitora.

O reitor Natalino Salgado acrescentou que a assinatura simboliza a renovação do compromisso da Universidade em colocar sua expertise de professores e alunos nos campos de prática, especialmente, no contexto do convênio, na área de saúde, em áreas que precisam de inserção prática. “O Socorrão é um grande campo de prática. Não se consegue formar um profissional da área da saúde do curso de Medicina, por exemplo, sem essa vivência da urgência médica. Estamos celebrando esse convênio para manter a formação de nossos alunos, que amanhã serão grandes profissionais da saúde”, afirmou.

O secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes Júnior, também egresso de Medicina da UFMA, reforçou a visão do reitor ao declarar que o convênio é fundamental para a formação de profissionais ao estado. “É um convênio que, para nós, da Secretaria Municipal da Saúde de São Luís, e para a Universidade Federal do Maranhão, é uma vitória de ‘mão dupla’ para que possamos continuar formando bons profissionais, contando com toda a expertise da UFMA, da nossa academia e do nosso hospital Socorrão I”, declarou.

Para o diretor-geral do HMDM, Artur Serra Neto, o ato de união entre as instituoções é um momento de celebração uma vez que o local vai receber estudantes de vários cursos como colaboradores de estágios no campo da urgência e emergência. “A presença da academia só enaltece esse grande hospital, que atende a mais de mil pessoas por dia, pacientes de todos os municípios do Maranhão”, acrescentou.

Convênio entre UFMA, Semus e HMDM para estágio na saúde

Por: Luciano Santos