UFMA e Secretaria de Saúde de São Luís lançam programa para equidade na saúde

publicado: 17/05/2024 15h49, última modificação: 17/05/2024 15h49
A cerimônia de lançamento ocorrerá na segunda-feira, 20, no auditório do Centro de Ciências Sociais (CCSo) na Cidade Universitária
UFMA e Secretaria de Saúde de São Luís lançam programa para equidade na saúde

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de São Luís, em um compromisso conjunto com a formação de profissionais de saúde engajados na promoção da equidade, lançam, na segunda-feira, 20, o Projeto PET Saúde Equidade, intitulado 'A equidade na valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras do SUS em São Luís, Maranhão'. A cerimônia ocorrerá no auditório do Centro de Ciências Sociais (CCSo) da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus Dom Delgado, a partir das 14h.

O PET Saúde Equidade, uma iniciativa do Ministério da Saúde, visa fortalecer a integração entre ensino, serviço e comunidade na área da saúde, com foco na promoção da equidade. O programa contará com a participação de estudantes bolsistas e voluntários da UFMA, que desenvolverão atividades sob a orientação de professores e preceptores da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, além da presença de um orientador de serviço vinculado ao Conselho Municipal das Populações Afrodescendentes (Comafro).

“Acreditamos que juntos podemos transformar a realidade da saúde em nossa cidade, diminuindo as inequidades entre as trabalhadoras e futuros trabalhadores do SUS e promovendo o acesso universal, integral e equânime aos serviços de saúde. Contamos com a participação de todos nessa jornada de aprendizado e construção coletiva”, destacou a coordenadora do projeto no Câmpus São Luís, professora do departamento de Farmácia, Maria Luiza Cruz.

A professora Maria Luiza explica que os principais objetivos do projeto são aumentar a conscientização sobre as desigualdades de gênero e étnico-raciais no SUS, e fornecer ferramentas e estratégias para combatê-las. “Por meio da educação e capacitação, pretendemos criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e respeitoso, onde todas as trabalhadoras se sintam valorizadas e seguras. Além disso, ao promover a saúde mental e o bem-estar, esperamos melhorar a produtividade e a satisfação no trabalho, beneficiando não apenas as trabalhadoras, mas também os pacientes por elas atendidos”, finaliza a docente.

Sobre a parceria entre a UFMA e a Semus, Maria Luiza enfatiza a importância dessa colaboração, podendo desenvolver iniciativas educacionais e formativas que sensibilizem profissionais de saúde e futuros profissionais sobre a importância da equidade, fomentando a integração entre ensino, serviço e comunidade e abordando questões de gênero, raça, etnia e deficiências no ambiente de trabalho.

A aluna de psicologia, Brenda Silva Ferreira, que se juntou ao projeto como bolsista, expressa sua motivação para participar do projeto. “O que me motivou para ser bolsista do PET Saúde Equidade foi a importância do projeto para minha formação profissional. Acredito que não dá para pensar em saúde mental sem pensar na saúde como um todo, e o PET Saúde me surge como um agregador teórico e prático para minha futura atuação profissional”, aponta.

Brenda também destacou a relevância do trabalho interdisciplinar no projeto com um papel fundamental para a formação enquanto estudante de Psicologia. “Estarei atuando com pessoas, e pessoas são plurais. Portanto, ter a oportunidade de trabalhar de forma interdisciplinar auxiliará na minha ampliação de perspectiva acerca do ser humano, bem como poderei contribuir para que estes profissionais e futuros profissionais compreendam a importância da psicologia nos processos de cuidado em saúde”, explica a bolsista

O Projeto PET Saúde Equidade, que envolveu mais de trezentos inscritos, contará com quarenta bolsistas, trinta voluntários e 21 estudantes do cadastro de reserva, desenvolvendo atividades como treinamentos sobre equidade, gênero, raça e outros temas relevantes, além de rodas de conversa e eventos comunitários.

A parceria com a Comafro será essencial para garantir que as ações do projeto promovam um ambiente de trabalho colaborativo e inclusivo, beneficiando tanto trabalhadoras quanto pacientes do SUS.

Por: Janayna Sousa