UFMA e Secretaria de Estado da Saúde firmam convênio para estágio curricular

publicado: 14/12/2021 10h54, última modificação: 15/12/2021 09h45
Assinatura Convênio UFMA e SES - Estágio Obrigatório Saúde (1).jpeg

O reitor Natalino Salgado e o secretário de estado da saúde, Carlos Lula, assinaram, na sexta-feira, 10, o termo de convênio de estágio curricular supervisionado, que tem por objetivo garantir o estágio obrigatório aos estudantes matriculados regularmente e com frequência nos cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia da UFMA. O termo prevê a realização das atividades em Unidade Administrativas e Unidades de Saúde da Rede Estadual de Saúde.

As atividades previstas são estágio curricular obrigatório, aulas práticas e visitas técnicas devidamente supervisionadas, os quais devem ser planejados, executados, acompanhados e avaliados em conformidade com os currículos, programas e calendários escolares, de forma que proporcione aos estagiários a complementação do ensino e da aprendizagem, como instrumento de integração, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico-cultural e científico e de relacionamento humano.

Para o reitor Natalino Salgado, a celebração desse convênio com a Secretaria de Estado da Saúde era muito esperada por coordenadores de estágio, supervisores docentes e estagiários dos cursos de graduação na área de saúde nas cidades de São Luís, Imperatriz e Pinheiro. “Com o convênio, muitos de nossos estudantes serão beneficiados por terem garantida a formação nesse campo de práticas que os tornará melhores profissionais”, completou.

Segundo o documento, cada grupo deverá ser formado com, no máximo, seis estudantes, os quais deverão ser acompanhados por um professor orientador (preceptor), que não esteja em seu horário de trabalho na Unidade. A jornada de atividades do estagiário deverá compatibilizar-se com o seu horário acadêmico e com o horário da Secretaria de Estado da Saúde.

Assinatura Convênio UFMA e SES - Estágio Obrigatório Saúde - 10-12-2021

Com a assinatura, ficou acordado uma ampliação do convênio no que tange a uma participação mais efetiva da área acadêmica na gestão do Hospital Regional de Pinheiro. Além do reitor Natalino e do Secretário Carlos Lula, a reunião contou com a presença da pró-reitora de ensino, Isabel Ibarra, da diretora da Divisão de Estágio, Natália Mandarino, do Coordenador do curso de Medicina, câmpus de Pinheiro, Raimundo Nonato Fonseca, e de assessores da UFMA e da SES.

A carga horária máxima para execução das atividades é de seis horas diárias ou trinta horas semanais, podendo ser realizada das 7 às 22 horas, desde que seja compatível com o horário escolar do estagiário.

Na ocasião, houve tratativas para o fortalecimento do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes) que foi assinado entre a UFMA, em Imperatriz e Pinheiro, quando os cursos de medicina foram criados nessas cidades.

Por: Sansão Hortegal