publicado: 26/02/2021 10h58, última modificação: 26/02/2021 17h19
UFMA e SECMA se reúnem para tratar do convênio para inauguração do Museu Gonçalves Dias.jpeg

O reitor Natalino Salgado esteve reunido nessa quinta-feira, 25, com o secretário de cultura do estado, Anderson Lindoso; com a pró-reitora de extensão e cultura, Zefinha Bentivi; com a diretora de assuntos culturais, Rosélis Barbosa Câmara; com a diretora de extensão, Li Chang; com a engenheira da SEMA, Valéria Amorim, e com a engenheira da SECMA, Ludmilla Sipaúba, com o objetivo de finalizar as tratativas do convênio UFMA-SECMA para a inauguração do Museu Gonçalves Dias no Palácio Cristo Rei e conversarem sobre a reforma do Palácio.

Durante a reunião virtual, foram alinhados os termos de cooperação e colaboração técnico-científica e cultural, o cronograma de ações para a inauguração do museu da UFMA e do Memorial Gonçalves Dias, além de tratar da logística administrativa do mobiliário, cuja gestão administrativa é da Universidade. A reforma está em processo de finalização da parte estrutural, adequando o Mirante, o mobiliário e a acessibilidade.

“A parceria UFMA-SECMA representa a responsabilidade dos gestores que têm compromisso com a preservação e a divulgação do patrimônio cultural da nossa gente. Além disso, tanto o secretário Anderson Lindoso quanto o reitor Natalino Salgado priorizam nessas ações o envolvimento da comunidade em projetos de ensino, pesquisa e extensão, que  inclui professores, alunos, técnicos, ou seja, a comunidade acadêmica e a comunidade em geral”, destacou Rosélis Câmara.

A disponibilidade do secretário de cultura para contribuir com a UFMA ficou evidente durante a reunião, em que foi demonstrado o interesse de ampliar a parceria UFMA-SECMA, na revitalização de prédios e equipamentos culturais da instituição, no Centro Histórico da capital. Anderson Lindoso também fez um convite para inserir o Palácio Cristo Rei e o Memorial Gonçalves Dia na Rede de Museus do Estado.

Com previsão para inaugurar em abril, o secretário de cultura do Estado, Anderson Lindoso, enfatizou o empenho da SECMA para a concretização e finalização do projeto, que ficará sob a gerência da UFMA, mas com todo o apoio técnico, logístico e de recursos humanos também. “Estamos buscando a viabilidade de disponibilizar bolsas para que os estudantes da UFMA possam estagiar no local, aprender e fazer parte desse grande projeto”, disse.

O reitor Natalino Salgado frisou que essa parceria é de grande alegria para a Universidade. “O nosso corpo técnico e o do SECMA têm feito tratativas para a concretização desse grande projeto e de valorização do Memorial. Contaremos também com o apoio da Academia Ludovicense de Letras, que vai ajudar muito no resgate das obras de Gonçalves Dias, uma vez que o espaço do Palácio Cristo Rei será permanente para a exposição das obras do poeta”, afirmou.

Por: Maria Eduarda Sousa