UFMA e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa realizam projeto de conexão de alta velocidade ao Centro de Lançamento de Alcântara

publicado: 25/03/2024 11h10, última modificação: 25/03/2024 11h31
UFMA e RNP realizam projeto de conexão de alta velocidade ao Centro de Lançamento de Alcântara

Em reunião realizada na quinta-feira, 21, na Capitania dos Portos do Maranhão, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Superintendência de Tecnologia e Informação (STI), apresentou ao Capitão dos Portos, Alessandro Domingos Gurski, o projeto Conexão ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), realizado em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O projeto tem por finalidade construir uma infraestrutura de conectividade de alta capacidade em fibra óptica, destinada a atender não apenas ao Centro de Lançamento de Alcântara, mas também a diversas instituições ligadas à Educação, Pesquisa, Ciência, Saúde e Defesa.

A reunião contou com a presença do Superintendente de Tecnologia e Informação da UFMA, Anilton Maia, na ocasião representando o reitor Fernando Carvalho; do Capitão dos Portos, Alessandro Domingos Gurski; do Capitão de Corveta, Jadson; do Coordenador Geral do PoP-MA-RNP, José Santana Netto; do Coordenador de Telecomunicações do CLA, o Tenente Luís Carlos Ramos; e, de forma remota, os Gerentes de Projetos da RNP, Andrei Amaral e Aldemir Rodrigues; e as representantes da WSP Licenciamento Ambiental, Thatiane Vieira e Helen Waldemarin.

Durante o encontro, que teve como foco técnico a apresentação do projeto protocolado no dia 18 de março, foi ressaltado o engajamento e a expertise da UFMA na concepção e implementação do projeto. A universidade desempenhará um papel fundamental não só na execução do projeto, mas também na garantia da qualidade e relevância das conexões estabelecidas.

O Superintendente de Tecnologia e Informação da UFMA, Anilton Maia, explica que a UFMA estará diretamente envolvida na execução de dois subprojetos: a construção de cabeamento de fibras ópticas por via terrestre, de São Luís a Alcântara, proporcionando uma redundância ao cabo submarino; e a interligação de São Luís a Fortaleza, visando conectar-se ao maior concentrador de cabos submarinos do mundo.

A conexão em alta velocidade de Alcântara a São Luís vai beneficiar diretamente pesquisadores que dependem de alta capacidade e velocidade para transmissão de dados. A implantação da rede interligará, a 100Gb/s, o Centro de Lançamento de Alcântara, universidades, institutos federais, unidades de pesquisa, hospitais, parques tecnológicos e escolas, no interior da microrregião do Litoral Ocidental Maranhense, em alta velocidade, por meio de fibras ópticas, impulsionando o desenvolvimento científico e tecnológico da região.

Para saber mais, acesse aqui.

Por: DCom