UFMA é nomeada no University Impact Rankings 2024 da Times Higher Education

publicado: 14/06/2024 18h08, última modificação: 14/06/2024 18h08
UFMA é nomeada no University Impact Rankings 2024 da Times Higher Education

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi nomeada no University Impact Rankings 2024 da Times Higher Education (THE). De acordo com a classificação do World University Ranking 2024 da THE, a UFMA está no grupo das 1501+ melhores universidades do mundo, junto a outras instituições de ensino superior públicas e privadas. Esta classificação considerou 1.906 instituições de ensino superior, distribuídas por 108 países, com base em diferentes indicadores de desempenho nas áreas de ensino, pesquisa e citações, perspectivas internacionais e receita da indústria.

Além disso, segundo o Impact Rankings, também da Times Higher Education, a UFMA foi classificada no grupo das 101-1500 melhores instituições de ensino superior, públicas e privadas, que buscam alcançar as metas propostas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Esta agenda mundial visa a construção e implementação de políticas públicas até 2030. Nesta última edição, a UFMA foi reconhecida pelo seu trabalho em relação aos ODS 2 (Fome zero e agricultura sustentável), ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), ODS 7 (Energia limpa e acessível) e ODS 17 (Parcerias e meios de implementação). Foram avaliadas 2.152 universidades de 125 países, com base na análise dos esforços das universidades na promoção de parcerias e cooperação internacionais robustas para alcançar todos os ODS.

Vale observar que, em âmbito local, University Impact Rankings 2024 foram classificadas apenas 55 universidades brasileiras, sendo 10 destas localizadas na região Nordeste do país. No Brasil, a UFMA é a 39ª melhor universidade, a 7ª melhor universidade do Nordeste e a 5ª melhor universidade federal do Nordeste, entre as 6 nomeadas.

Este reconhecimento é resultado das novas políticas de internacionalização implementadas pela UFMA, conforme a Resolução 2444 de 25 de janeiro, e está alinhado com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFMA (PDI 2022-2026).

“Os resultados obtidos pela UFMA no University Impact Rankings 2024 demonstram seu comprometimento em desenvolver políticas voltadas para o Desenvolvimento Sustentável no país e para o bem-estar e saúde da população maranhense. Além disso, o resultado obtido evidencia uma maior integração entre a Pesquisa e a Extensão no desenvolvimento de suas ações, sempre alinhadas ao PDI UFMA 2022-2026. Por fim, mas não menos importante, as políticas de internacionalização têm possibilitado uma melhor gestão das informações requeridas pelos órgãos de classificação internacionais”, declarou Francisco Sávio, diretor de Intercionalização da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização.