UFMA e Iphan assinam ordem de serviço para restauração do Palácio das Lágrimas

publicado: 17/09/2024 14h03, última modificação: 19/09/2024 19h16
UFMA e Iphan assinam ordem de serviço para restauração do Palácio das Lágrimas

Na última sexta-feira, 13, a Universidade Federal do Maranhão, por intermédio da Fundação Sousândrade, e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) assinaram a ordem de serviço para a restauração do Palácio das Lágrimas.

“Nós estivemos aqui junto com o Iphan e a Fundação Sousândrade dando a ordem de serviço para o início da reforma do nosso prédio do Palácio das Lágrimas. Depois de algum tempo fazendo os projetos, nós conseguimos, agora, iniciar a reforma para que o prédio seja utilizado futuramente nas atividades da UFMA”, celebrou Fernando Carvalho, reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Para as obras de restauração do Palácio das Lágrimas, que será executada pela UFMA, foram destinados cerca de R$ 6 milhões, com previsão de entrega em dezoito meses. “É uma obra muito esperada, não só pela UFMA, não só pelo Iphan, mas pela sociedade. É um edifício muito importante, e a gente tem em uma perspectiva de um ano, dezoito meses, mais ou menos, a gente está inaugurando esse prédio e devolvendo-o para a sociedade, para a academia”, declarou a superintendente do Iphan no Maranhão, Lena Brandão.

O diretor do Departamento de Ações Estratégicas e Intersetoriais (Daei) do Iphan, Daniel Sombra, avalia a importância do momento para a sociedade: “Esse é um momento muito importante. O Palácio das Lágrimas é um edifício emblemático para a sociedade. Então, a gente está dando a ordem de serviço, a obra já vai iniciar em breve. E o objetivo nosso aqui junto com a Universidade é recuperar esse prédio para devolvê-lo à sociedade”.

Parceria UFMA e Iphan

As obras de restauração do Palácio das Lágrimas é a terceira oportunidade em que a UFMA e o IPHAN firmam parceria para reforma de prédios históricos, como observa o diretor do Daei do Iphan, Daniel Sombra:

“É uma nova etapa dessa parceria que a gente vem tendo com a Universidade. Nós retomamos, a partir do ano de 2023, três ações com a Universidade, e essa é a terceira. Nós estamos concluindo o Teatro Tablado, na Rua da Palma, que vai ser um equipamento da Universidade vinculado ao curso de Teatro; estamos fazendo um Instituto de Guarda da Arqueologia, perto do Mercado Central, e agora a gente está dando início no Palácio das Lágrimas. Temos outras ações também, como TEDs para o reconhecimento dos bens e materiais”, afirmou o diretor.

O reitor Fernando Carvalho também ressaltou a parceria exitosa entre as instituições. “É mais uma parceria que a Universidade faz com Iphan. Nós já temos Sioge, que estamos revitalizando também. E é mais uma parceria de sucesso, com certeza, e que, em breve, daqui a um ano, nós teremos o nosso prédio revitalizado e funcionando com as atividades da nossa instituição”, concluiu o reitor.

A parceria entre o Iphan e a UFMA busca fortalecer tanto a preservação do Patrimônio Cultural quanto o desenvolvimento da educação, além de atrair novos investimentos em inovação e turismo para o Centro Histórico da capital maranhense.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Valdo Tavares