UFMA e Instituto Osvaldo Cruz/Lacen-MA se reúnem para ampliar parcerias interinstitucionais

publicado: 28/02/2023 12h21, última modificação: 28/02/2023 23h02

Por meio da Pró-Reitoria de Ensino, Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), Assessoria Representação Institucional (RI), Divisão de Estágios e Departamento e Coordenação do curso de Farmácia da UFMA, foi realizada uma reunião para ampliar a parceria entre a UFMA e o Instituto Osvaldo Cruz/Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (IOC/Lacen-MA) com o objetivo de ampliar os estágios e iniciar as tratativas para elaboração de termo de cooperação para o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação entre as duas instituições.

A parceria pretende ampliar o campo de estágio para diversos cursos de graduação da UFMA, além de outras modalidades de parcerias como a realização de pesquisas conjuntas, transferência de tecnologia, inovação, ações de ensino e extensão e divulgação científica, entre outras atividades. Foi tratada também a possibilidade de parceria da unidade IOC/Lacen-MA da cidade de Imperatriz com o Centro de Ciências de Imperatriz.

O diretor do IOC/Lacen-MA, professor Lídio Gonçalves Lima Neto, destacou que o momento foi muito importante, pois a parceria entre o IOC/Lacen-MA, a Secretaria de Estado da Saúde e a UFMA é fundamental para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão, inovação, estágios e capacitações dos discentes, que futuramente poderão contribuir para o SUS com o domínio de técnicas avançadas de laboratório e vigilância epidemiológica e ambiental de todo o Estado do Maranhão.

O pró-reitor de Ensino da UFMA, professor Romildo Sampaio, elogiou a recepção que o diretor do IOC/Lacen-MA, Lidio Gonçalves, prestou à Proen, à Proaes, à Representação Institucional e à direção do curso de Farmácia. "Impressionou-nos a competência dos recursos humanos e a qualidade do parque tecnológico do Lacen. Pelo nível da conversa, acredito que, em breve, teremos boas novidades para os diferentes cursos da Instituição", afirmou Sampaio.

Também participaram da reunião o pró-reitor de Assistência Estudantil, professor Leonardo Silva Soares; o assessor de Relações Institucionais, Arkley Marques Bandeira, a chefe da Divisão de Estágios da Proen, professora Natália Ribeiro; a chefe do Departamento de Farmácia, professora Heliana de Araujo Morais; e a coordenadora de Farmácia, Patrícia Rosa Santana Guzman.

Por: DCom