UFMA e IEMA fortalecem parceria para realização do RoboWorld Cup FIRA-2024 em São Luís

publicado: 02/07/2024 17h00, última modificação: 02/07/2024 17h21

Na tarde dessa segunda-feira, 1º, a gestão superior da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebeu, no gabinete da reitoria, representantes da administração superior do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). O encontro teve como principal pauta a solicitação de apoio institucional da UFMA para a realização do RoboWorld Cup FIRA-2024, evento de destaque internacional no campo da robótica, que ocorrerá em São Luís de 5 a 9 de agosto.

Durante a reunião, foram abordados diversos aspectos da organização do evento, como logística, infraestrutura e suporte acadêmico e técnico. Um dos itens acordados foi a utilização dos meios de comunicação da UFMA, como a Rádio Universidade e a TV UFMA, para divulgar o evento.

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, enfatizou que a Universidade está empenhada em apoiar o Iema na realização do evento, dentro do seu âmbito de atuação. “Dentro do escopo da nossa conversa, foram levantadas várias ações em que a Universidade pode ajudar o IEMA na execução deste evento. E uma delas é nós cedermos espaços da nossa comunicação, tanto rádio, TV, como as nossas próprias redes sociais, para a divulgação do evento, assim como para outras ações que forem necessárias na execução desse evento”, garante.

O RoboWorld Cup FIRA é um dos maiores eventos no cenário global de competições de robótica, reunindo equipes de diversos países para disputar em diferentes categorias, como futebol de robôs, resgate e desafios industriais. A edição de 2024 promete trazer inovações e tecnologias de ponta, além de fomentar o intercâmbio de conhecimento entre os participantes.

De acordo com o diretor-pedagógico do Iema, Abenaías Almeida Silva, o apoio da UFMA será fundamental para promover o desenvolvimento científico e tecnológico no estado, por meio da realização do RoboWorld. “Temos muitas expectativas em relação a essa parceria, porque isso fortalece o nosso trabalho no Estado do Maranhão e, quanto mais ajuda a gente tiver, melhor, porque a UFMA tem um potencial muito grande para fazer educação, tem feito educação de qualidade no Estado do Maranhão e nós estamos também fazendo educação no nível médio, educação de qualidade em forma dos técnicos, então essa parceria é fundamental para todos nós”, destaca.

A 17ª edição da FIRA Roboworld Cup será realizada em São Luís, no Multicenter Sebrae, com a participação de 2.000 competidores e 400 equipes inscritas.

Por: Sarah Dantas

Fotos: Sarah Dantas