Notícias
UFMA é destaque no 26º Encontro Nacional da Rede Universidade Aberta do SUS
SÃO LUÍS – No dia 7 de dezembro, começou o 26º Encontro Nacional da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) – Especial 10 anos. A Universidade Federal do Maranhão recebeu destaque devido ao investimento em inovação tecnológica e ao maior quantitativo de matrículas de toda a Rede, que hoje é composta por mais de 35 instituições nacionais.
Durante a mesa-redonda “O que a Rede UNA-SUS produziu para o enfrentamento da Covid-19?”, a UFMA esteve em evidência por conta de suas contribuições nas estratégias educacionais no combate à pandemia, com a produção e oferta de dois cursos: “Orientações gerais ao paciente com Covid-19 na atenção primária em saúde” e “O novo coronavírus e a Covid-19”. Somados, eles têm mais de 90 mil inscritos.
Durante os meses de abril e maio, tidos como ápices da pandemia, o curso de “Orientações gerais ao paciente com Covid-19 na atenção primária em saúde” ficou em primeiro lugar na Arouca, plataforma responsável pela hospedagem de todos os cursos produzidos e divulgados pela Rede UNA-SUS no âmbito nacional.
Lançamento de livro
Outro momento importante para a UFMA, realizado logo no primeiro dia de evento, foi o lançamento do 6º Livro de Experiências Exitosas da Rede UNA-SUS, produzido pela Secretaria Executiva da UNA-SUS (SE-UNA-SUS), em parceria com a UNA-SUS-UFMA e a Editora da UFMA (Edufma).
O livro apresenta relatos das práticas de todas as instituições da Rede e dos colaboradores da SE-UNA-SUS realizadas nestes 10 anos de existência. A obra, que tem trinta capítulos e um total de 518 páginas, tem o reitor Natalino Salgado como autor do prefácio,
O 26° Encontro Nacional da Rede UNA-SUS — Especial 10 anos é realizado até hoje, dia 11, de forma virtual, contando com apresentação de pesquisas, homenagens, webinários, entre outras atividades. Os interessados podem assistir à cerimônia de abertura no canal da Fiocruz Brasília, no Youtube.
Saiba mais
A Rede da Universidade Aberta do SUS é constituída por 35 instituições públicas de educação superior, conveniadas ao Ministério da Saúde e credenciadas pelo Ministério da Educação, para a oferta de educação a distância. A articulação entre essas instituições permite um maior intercâmbio de experiências e conhecimentos em proveito da melhoria da cooperação para desenvolvimento de ações educacionais de alcance nacional.
Outro benefício dessa parceria é o compartilhamento de recursos educacionais produzidos no âmbito da Rede. Os materiais são produzidos em diversos formatos — vídeos, textos, áudios — e podem ser reutilizados, refeitos ou adaptados para uso na Rede. Dessa forma, há fluxo nacional contínuo de produção de conhecimento, envolvendo as instituições por meio da troca e produção de materiais instrucionais, em seus mais variados níveis de agregação, contextos de aplicação e público-alvo.
De acordo com a Rede UNA-SUS, seu acervo possui mais de 15 mil itens disponíveis. Nestes dez anos de trabalho, disponibilizou mais de 310 cursos e 982 ofertas educacionais, atingiu mais de 4,3 milhões de matrículas, alcançou 5.568 municípios brasileiros (correspondente a 99,8% do território nacional), realizou cooperações internacionais e compartilha conhecimento e experiência por meio de seis livros lançados.
Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante
Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Kaio Lima
Última alteração em: 11/12/2020 20:29