UFMA é contemplada no Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação

publicado: 20/02/2024 11h20, última modificação: 20/02/2024 11h20
O programa é uma iniciativa da Capes e da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu-MEC)
UFMA é contemplada no Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi contemplada no Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação (ProExt-PG), da Capes e Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu-MEC). Na UFMA, serão investidos R$ 804.000 para custear o projeto de extensão aprovado.

Com o objetivo de integrar o conhecimento gerado na UFMA com a transformação social da região, atendendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio da extensão e ensino de pós-graduação, a UFMA teve a proposta “UFMA como agente transformador: da geração de ciência à ação para promover saúde, cultura, comunicação, inclusão e desenvolvimento social” aprovada. O projeto marca a inédita parceria entre a Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização (Ageufma), a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e os Programas de Pós-Graduação, englobando ações multidisciplinares em áreas do conhecimento e linhas de pesquisa diversas.

Para a pró-reitora da Ageufma, Flávia Nascimento, o Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação fortalece o compromisso da Universidade de impactar positivamente a sociedade. “Apesar dos avanços na pós-graduação, a realização de ações de extensão na pós-graduação ainda se encontra isolada. Dessa forma, a portaria da CAPES é uma ferramenta indutora necessária para que as ações sejam integradas e sistematizadas na UFMA. Acreditamos que, por meio da pós-graduação, podemos fortalecer ainda mais esse compromisso, integrando pesquisa, ensino e ações extensionistas inovadoras para impactar positivamente na sociedade”, reflete Flávia.

Nesta mesma perspectiva, a pró-reitora de extensão e cultura, Zefinha Bentivi, considera o papel da extensão fundamental para que a Universidade chegue, de forma mais direta, à sociedade. “A Universidade tem um compromisso social para além da formação, de colocar o profissional para atuar na sociedade. É um compromisso de transformação social engajar-se no processo de transformação social, que, às vezes, parece um sonho muito distante, mas, na verdade, é real. A extensão tem esse papel de estimular, de dialogar com a sociedade, de formar e, sobretudo, contribuir com aquilo que a gente hoje sabe que são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Esses objetivos precisam ser apoiados pelas universidades, e a extensão é esse caminho para esse apoio mais direto”, esclarece a pró-reitora de extensão e cultura.

Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação na UFMA

Sob a coordenação das pró-reitoras Flávia Nascimento e Zefinha Bentivi, o programa alia a experiência acadêmica da UFMA com as necessidades e potencialidades da comunidade maranhense. Segundo a pró-reitora da Ageufma, “essa proposta busca não apenas fortalecer o vínculo entre a Universidade e a sociedade, mas também promover impactos positivos duradouros no desenvolvimento local, alinhados aos princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com atividades que atendam às demandas e necessidades sociais, e que sejam socialmente relevantes e coerentes com as demandas da sociedade”.

A proposta aprovada no ProExt-PG vai ao encontro de pelo menos 11 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são uma iniciativa global liderada pelas Nações Unidas, composta por 17 objetivos interconectados que buscam abordar os desafios críticos enfrentados pelo mundo.

Para atingir os objetivos da proposta e contribuir para o alcance dos ODS, a UFMA desenvolverá ações dividas em 6 grupos:

1 - Ações de educação continuada para alunos do ensino médio e graduação, professores da rede pública e comunidade;

2 - Oferta regular de serviços de saúde;

3 - Plataforma de oferta de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para a sociedade;

4 - Atividades culturais contínuas que conectem a UFMA com a comunidade, valorizando a diversidade cultural do Maranhão

5 - Oficinas, palestras e cursos para transferência de conhecimento e capacitação de alunos do ensino médio e graduação, professores da rede pública e comunidade local.

6 – Construção de uma Plataforma de Comunicação Integrada entre os eixos da Universidade.

Os programas envolvidos na construção do Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação da UFMA são: PPGCS, PPGO, PPGST, PPGSCOL,PPGENF, PPGCOM, PPGSA, PPGBC, PPGCAM,PPGCOMPRO, PRODEMA, PPGEA, PPGLB, PPGSAD, PPGF, PPGQUIM, PPGCETAMB, PPGHIS, PPGCC, PROFSAUDE, PPGCULT.

Saiba mais

O PROEXT-PG tem por objetivo subsidiar os gestores públicos na elaboração das políticas públicas que sejam socialmente relevantes, interdisciplinares e que contribuam para o desenvolvimento sustentável, a cidadania, a justiça, o fortalecimento da democracia, a participação social, a qualidade de vida e a redução de assimetrias.

Com informações da CGCOM/CAPES

Por: Ingrid Trindade