UFMA e Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM) assinam Protocolo de Intenções para o desenvolvimento de atividades

publicado: 04/03/2024 16h54, última modificação: 04/03/2024 17h26
A reunião foi realizada na última sexta-feira, 1º, na Cidade Universitária

O reitor da Universidade Federal do Maranhão, Fernando Carvalho, e o presidente do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM) e prefeito de Alto Alegre do Pindaré (MA), Fufuca Dantas, assinaram o Protocolo de Intenções para o desenvolvimento de iniciativas e projetos, na última sexta-feira, 1º, no gabinete da Reitoria, na Cidade Universitária. O Consórcio é formado por 25 municípios do Maranhão e 1 município do Pará por onde passa a Estrada de Ferro Carajás.

O estabelecimento do Protocolo considera o Plano de Desenvolvimento Institucional e a Política Institucional de Inovação da UFMA, que tem como alguns de seus princípios o compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país e a promoção de ações que viabilizem os projetos de inovação e prestação de serviços, de acordo com o anexo único da Resolução nº 2.713 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (CONSEPE). O acordo também está presente nos objetivos estatutários e planejamento estratégico do CIM, denominado Plano Salto+.

O reitor Fernando Carvalho afirmou que diversas atividades poderão ser realizadas por meio do Protocolo. “Ações como a questão de saneamento, formação de gestores, questão ambiental. São várias linhas que nós podemos trabalhar em prol do desenvolvimento e da melhoria e da qualidade de vida da sociedade, das comunidades que estão nesses municípios”.

O CIM atua por meio de compensações socioeconômicas e ambientais, parcerias e convênios, entre outras ações. “É a primeira vez que a gente vem aqui. Hoje assinamos esse protocolo de intenções com a Universidade. Nós já temos outros projetos em andamento. Temos projeto de mestrado, por exemplo, em municípios ao longo da ferrovia. Hoje, você abre um leque muito grande. Outros municípios têm interesse em fazer isso”, observou o Presidente do CIM, Fufuca Dantas.

Mediante instrumentos específicos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PDI ou de extensão, as ações vão gerar valor público por meio de novos ou aperfeiçoados produtos, processos e/ou serviços à intermunicipalidade de abrangência do CIM.

A procuradora do CIM, Gabrielle Beiró, destacou a continuidade do LabCim – Laboratório de Educação e Inovações na Gestão Pública: Cooperação Técnica para Desenvolvimento de Projetos Especiais –CIM-UFMA.

"O protocolo dá continuidade a uma primeira iniciativa entre o Consórcio Intermunicipal Multimodal e a Universidade Federal do Maranhão. Agora nós vamos para uma segunda fase do Laboratório de Inovação, mas também vamos trabalhar com os programas de extensão e programas de ensino, além de pesquisas, desenvolvimento e inovação. O objetivo é que a gente desenvolva novos produtos, serviços, processos ou então melhorados, para atender aos problemas da região da Ferrovia Carajás”, completou Gabrielle Beiró.

O prazo de vigência do Protocolo de Intenções é de 36 meses a partir da sua assinatura, podendo ser prorrogado, mediante a celebração de aditivo.

Por: Rildo Corrêa

Fotos: Sarah Dantas